Cidadeverde.com

Doações de acordos extrajudiciais no MPT vão beneficiar trabalhadores no Piauí

Imprimir

As doações de multas provenientes de acordos extrajudiciais no âmbito do Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT) serão destinadas prioritariamente entidades públicas comprometidas direta ou indiretamente com a defesa dos direitos dos trabalhadores. O projeto intitulado "Trabalho Decente" é resultado de uma parceria entre o MPT  Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

"O MPT fazia doações, prioritariamente, a entidades beneficentes como abrigo de idosos, associação dos cegos, entre outros, que não eram ligadas ao governo. Essas entidades ajudam a sociedade, mas sua colaboração não estava diretamente ligada ao interesse da classe trabalhadora. Tínhamos um cadastro dessas entidades [...] que foi abolido. Agora, fizemos uma parceria com a OIT que tem reconhecimento internacional e lida diretamente com os interesses da classe trabalhadora",  esclarece o procurador-chefe do Trabalho no Piauí, Ednaldo Brito.

O projeto contará com quatro eixos: Saúde Mental no Trabalho, Inserção de PcD’s no Mercado de Trabalho e Acessibilidade, Combate à Precarização do Trabalho na Região Sul do Estado e Combate ao Trabalho Escravo na cadeia Produtiva da Extração da Cera da Carnaúba.

" Temos uma situação em que, geralmente, as empresas não cumprem a cota de contratação de pessoas com deficiência [...] Com esse projeto, o MPT também vai adotar a vertente educacional [...] Por exemplo, uma pessoa com deficiência, muitas vezes, não procura um emprego com medo de perder o benefício de prestação continuada que recebe do setor público. Mas a legislação garante que se essa pessoa ficar desempregada, voltará a receber o benefício. Isso é um esclarecimento que podem ajudar as pessoas com deficiência a busca um emprego", explica Brito.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais