Cidadeverde.com

Tite cede, faz mea culpa e tenta agradar clubes após convocação

Imprimir

Pedro Martins / MoWA Press

PEDRO LOPES
WASHINGTON, EUA (UOL/FOLHAPRESS)

A partir do momento que anunciou a lista de convocados para os amistosos nos Estados Unidos com três jogadores envolvidos nas semifinais da Copa do Brasil, que terá confrontos Palmeiras x Cruzeiro e Flamengo x Corinthians nesta quarta, Tite começou a receber críticas. Ao longo dos cerca de dez dias da seleção em solo norte-americano, o assunto nunca deixou os holofotes. Com a rodada de testes chegando ao fim, o comandante brasileiro cedeu à pressão, fez algumas concessões e tenta agradar aos clubes.

Dos escolhidos, Fagner, do Corinthians, Paquetá, do Flamengo, e Dedé, do Cruzeiro, eram peças chaves de suas equipes, que encaram confrontos decisivos amanhã. O lateral direito acabou cortado, mas treinou nesta segunda (10) e pode estar em campo diante do Flamengo, o que só aumenta a pressão sobre o treinador.

Questionado repetidamente sobre o tema, Tite fez um mea culpa no sábado, depois da vitória por 2 a 0 sobre os EUA. Na resposta, reconheceu que acabou, inadvertidamente, favorecendo o Palmeiras, único dos quatro semifinalistas que não teve nenhum convocado.

"Sou oriundo de clubes, sempre tenho muito cuidado de ter equidade sem prejudicar a ambição que o cara tem de defender a seleção. Poderia ter tirado dois atletas, mas procurei tirar um de cada, para ter essa situação, e oportunizados. Tivemos quatro, cinco atletas que nunca tinham entrado. Não queria prejudicar os clubes, um lado meu não queria. Acaba prejudicando, tenho essa consciência. Não tendo um do Palmeiras, favorece o Palmeiras, eu tenho essa consciência. Só que preciso fazer o melhor com a seleção brasileira, e arcar com as consequências disso", explicou.

A convocação já tinha sido uma concessão: Tite observava diversos jogadores, mas se limitou a chamar o máximo de um atleta por equipe envolvida nas semifinais.

Ainda durante a estadia nos EUA, a CBF anunciou a próxima etapa do ciclo, com amistosos diante de Arábia Saudita e Argentina nos dias 12 e 16 de outubro, na Arábia. O aviso já veio acompanhado da informação de que nenhum atleta envolvido na final da Copa do Brasil será convocado.

Nesta segunda-feira, uma polêmica trouxe de novo a questão do calendário e dos desfalques causados pela seleção. Fagner foi cortado no dia 2 de setembro, com um diagnóstico de lesão na coxa com três a quatro semanas de recuperação. O lateral, entretanto, treinou nesta segunda-feira, e deve estar em campo diante do Flamengo na quarta.

Com isso, apenas Flamengo e Cruzeiro terão Paquetá e Dedé, respectivamente, potencialmente desgastados. Os clubes se uniram e fretaram um voo para trazer os dois jogadores rapidamente, a tempo de entrar em campo. A situação com Fagner, entretanto, incomodou o rubro-negro, que encara justamente o Corinthians.

Diante disso, Tite fez novas concessões, e prometeu limitar os minutos dos dois jogadores. "Quando eu era técnico de clube, sempre esperava atletas em boas condições de volta. Eu vou tomar pau nisso sempre. Dedé vai jogar, mas não vai jogar o tempo todo. Paquetá não vai jogar de forma que tenha impacto direto depois no Flamengo", afirmou.

Dos dois, apenas o zagueiro será titular -Paquetá deve entrar no decorrer da partida. O confronto será às 21h30 (de Brasília) desta terça, no Fedex Field, em Washington. Cerca de 24 horas depois, às 21h45 desta quarta, o Flamengo recebe o Corinthians, no Maracanã, e o Cruzeiro visita o Palmeiras, no Allianz Parque.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais