Cidadeverde.com

Banda 16 de Agosto comemora 50 anos com um grande concerto

Imprimir

Neste ano, a Banda 16 de Agosto comemora o seu cinquentenário levando muita música para vários cantos da cidade e, no domingo, dia 16, prepara um concerto especial no Palácio da Música, a partir das 11h. A apresentação conta com um repertório especial e a participação da soprano Gislene Danielle. A entrada é franca.

A Banda 16 de Agosto é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e tem uma longa história musical com a cidade. O nome é uma homenagem à data de aniversário do município e, nos seus 50 anos, foi sempre a principal plataforma musical em eventos oficiais da PMT.

O maestro Antônio Linhares, à frente do grupo há 35 anos, destaca a evolução da banda, criada em 1968 pela Lei 1213, pelo prefeito Jofre do Rêgo Castelo Branco, e que iniciou com apenas 17 músicos e hoje conta com 45 integrantes, instrumentação de banda sinfônica, estando os naipes das madeiras, metais e da percussão representados na sua integridade. “Sempre digo que a Banda 16 de Agosto é a banda mãe de todas as culturas musicais que existem dentro da Prefeitura porque foi a primeira entidade com funcionários efetivos”, destaca.

Durante todos esses anos de existência, grandes músicos e mestres passaram pela corporação, como Jorge Tavares, seu fundador, Luis Santos, João Aguiar Costa, Aurélio Melo Colombro, Gilvan Santos, Orion, e outros. Hoje, ela é comandada pelos maestros Egilson Monteiro e Antônio Linhares, que montaram um repertório especial para a apresentação de domingo, que vai de clássicos como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, ao rock de Guns N' Roses, com Welcome To The Jungle.

Segundo Linhares, além da apresentação desse domingo, o grupo prepara diversos concertos para comemorar os 50 anos com o que eles sabem fazer de melhor: música em todos os cantos da cidade. “A banda completando 50 anos, vamos fazer uma festividade grande em setembro, outubro, novembro e dezembro com apresentações no Palácio da Música, nos shoppings e praças. Vamos fazer uma grande manifestação cultural levando a música para todas as partes”, finaliza o maestro.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais