Cidadeverde.com

3% dos atendimentos do Samu são para socorrer pessoas que tentaram suicídio

Imprimir

 

Em Teresina, 3% dos atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) são de pessoas que tentaram suicídio. Em alusão ao Setembro Amarelo, profissionais socorristas têm prestado esclarecimentos importantes sobre o assunto e orientado as pessoas a buscarem auxílio. 

"As pessoas têm que ter o entendimento que sempre que acharem necessário podem ligar para o 192. Não que isso resulte na liberação de uma ambulância. Eventualmente, o médico vai atender, interrogar, entender o que possa estar acontecendo e daí definir uma conduta que pode ser só uma orientação ao o que procurar ou qual tipo de ambulância mandar", orienta José Ivaldo, diretor médico do Samu. 

Na Capital, o Samu possui quatro motolâncias, onze ambulâncias, sendo três avançadas e onze básicas. 

Em alusão ao Setembro Amarelo, profissionais socorristas têm entregado panfletos informativos sobre locais que oferecem ajuda gratuita em Teresina. onde existem também 97 postos de saúde que disponibilizam marcação de consulta para psicólogos ou psiquiatras. 

"Estamos distribuindo panfletos para que essas pessoas saibam onde procurar. A prefeitura disponibiliza toda uma rede com centros de saúde, os CAPs, o Pro-Vida que funciona no Lineu Araújo e é por demanda livre, ou seja, as pessoas podem ir diretamente lá que terão apoio psicológico e psiquátrico no sentido de tentar amenizar aquela circunstância e evitar a tentativa de suicídio", acrescenta o médico.

VEJA ONDE PROCURAR AJUDA

Conheça também as organizações filantrópicas que contribuem com a prevenção do suicídio em Teresina:

-Centro de Valorização da Vida (CVV) – Telefone: 188

O CVV atua na prevenção do suicídio, prestando apoio emocional, através de uma conversa amiga. O atendimento pode ser feito por telefone, por meio do número gratuito 188, que funciona 24 horas, todos os dias.

-Centro Débora Mesquita (CDM) – Telefone: (86)99827-3343/ 98894-5742

O CDM é uma ONG que tem como objetivo informar a sociedade sobre causas, sintomas e tratamentos disponíveis aos transtornos psíquicos, atuando diretamente na prevenção e posvenção do suicídio.

-Grupo Contato Apoio Contato e Esperança (GRACE) – Telefone: (86)3237-0077/3237-0202

O GRACE atua na prevenção do suicídio, disponibilizando duas linhas telefônicas. O Grupo também atende presencialmente no bairro Vila Bandeirantes II e faz visitas domiciliares.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais