Cidadeverde.com

Wilson Seraine lança livro em homenagem ao jornalista Nirez

Imprimir


imagens: divulgação/ascom

De vários encontros e conversas gravadas,  assim nasceu o livro “Nirez – O Homem de Cera”, do professor e escritor Wilson Seraine, que será lançado no dia 20 de setembro, na livraria Anchieta, às 19h,  em Teresina, e que contará com a presença do radialista cearense de 85 anos conhecido nacionalmente pela sua coleção de discos de 78 rotações e homenageado por Seraine.

Nirez é jornalista, historiador e desenhista técnico aposentado sendo um dos mais respeitados pesquisadores da música popular do Brasil e dono de um dos mais completos arquivos sobre Fortaleza. O livro é o resultado de sete conversas gravadas de Seraine com o professor Nirez e conta detalhes da vida pessoal e profissional do historiador.

A publicação é uma homenagem e também um registro para as próximas gerações da história desse homem incomum, que possui a maior coleção de discos de 78 rotações. “Esse tipo de disco vem antes do disco de vinil e é feito da cera de carnaúba, que dominou o mercado brasileiro entre 1902 e 1964. Nirez mantem até hoje um programa de rádio, Arquivos de Cera,  que apresenta exclusivamente estas gravações originais e nada mais justo que homenagear este colecionador que possui cerca de 22 mil discos” destacou Wilson Seraine.

Além de discos de cera, Nirez mantem em sua casa, discos de vinil, livros, revistas, equipamentos de imagem e de som, sua coleção reúne mais de 141 mil peças do universo da música e história brasileira. Grande colaborador da cultura, Nirez também escreveu livros: Discografia Brasileira n°1, Fortaleza de Ontem e de Hoje, Cronologia Ilustrada de Fortaleza e O Balanceio de Lauro Maia.  

Além do lançamento do livro de Nirez, Seraine também lançará o livro “Causos Gonzaguianos” – ilustrados. A publicação traz histórias contadas nas canções de Luiz Gonzaga, como:  Samarica Parteira, Karolina com K e Apologia ao Jumento e ilustradas por Jota A, Gillan King, Narciso, Aretusa Bispo e Caio Oliveira.

Grande admirador da cultura nordestina, Seraine é um dos especialistas mais respeitados do Piau[i e do Nordeste quando se trata da vida e obra de Luiz Gonzaga, sendo um grande divulgador da obra de Gonzagã?o.

“Com o apoio e a arte dos ilustradores, acrescentamos mais vida aos causos de Gonzagão. Foram vários meses de trabalho, mas o resultado está aí. Um livro voltado para crianças, para que elas penetrem no universo vivo do sertão nordestino e conheçam mais a obra do gênio da música nordestina, Luiz Gonzaga”, finalizou Seraine.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais