Cidadeverde.com

Saúde convoca população e municípios para que levem crianças a postos de vacinação

Imprimir

Mesmo com o fim da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo, a Secretaria de Saúde do Piauí convoca pais ou responsáveis para levarem as crianças de um ano a menor de cincos anos de idade para que sejam vacinadas. A imunização é a principal prevenção contra as doenças.

Aos municípios, o órgão incentiva uma mobilização juntos às escolas, creches e associações, além da atualização de dados, para que a meta seja alcançada, uma vez que Piauí atingiu uma média de 90% de cobertura vacinal, sendo que a meta é de 95%, ou 197.366 crianças. Ou seja, faltam pouco mais de 18 mil crianças para serem imunizadas.

Contra o sarampo, foram imunizadas 178.366 crianças, o que representam 90,48% do público-alvo. Já contra a pólio, foram vacinadas 179.106 crianças, ou 90,75% da meta.

O superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, explica que, mesmo com o fim da campanha, os pais devem procurar os postos de vacinação para imunizar as crianças de um a menor de cinco anos de idade. “E mesmo que não tenha a caderneta de vacinação, os pais devem levar as crianças para que sejam imunizadas, como também para atualizar o esquema vacinal”, afirma.

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço. No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral.

Para o sarampo, todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber uma dose da tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais