Cidadeverde.com

7 bons motivos para praticar musculação na terceira idade

Imprimir

1. Ajuda a combater as dores

É comum que idosos sintam dores no dia a dia. A diminuição da massa muscular é responsável por esse e vários outros problemas. Assim, quem já passou dos 60 anos mas não quer ser visto apenas como um “vovozinho”, a musculação para idosos é um importante aliado, ajudando a fortalecer os músculos, as articulações e melhorando o desempenho físico, de forma geral.

 

2. Fortalece os ossos

A musculação contribui para a recuperação da massa óssea, prevenindo e até mesmo auxiliando na retração de casos de osteoporose, o que também reduz o risco de fraturas. Essa é uma excelente notícia para as mulheres, que perdem massa óssea após a menopausa.

 

3. Controla a glicose

A diabetes, o excesso de açúcar no sangue, é uma doença grave, que afeta os rins, o coração e a até a visão. A musculação na terceira idade é uma forma agradável de combater esse mal e ganha muito mais qualidade de vida.

 

4. Diminui o risco de quedas
As quedas na terceira idade são comuns com números surpreendentes: 37% dos idosos caem pelo menos uma vez por ano e 88% têm medo de sofrer uma queda em algum momento. Esse medo afasta muita gente das academias, sem saber que é justamente a musculação um importante auxílio contra essa situação. A musculação para idosos proporciona mais flexibilidade e equilíbrio. O resultado? Maior controle corporal e redução na taxa de quedas.

 

5. Fortalece o coração

Um corpo mais magro tem menos chances de apresentar doenças cardíacas. Com a musculação, o idoso fortalece seu tecido cardíaco e a periodicidade de atividades três vezes por semana já é suficiente para ganhar força, flexibilidade e fôlego.

 

6. Melhora o sono

Quem pratica exercícios dorme melhor. Para quem sofre de insônia, a musculação é um santo remédio: ela faz o corpo liberar endorfina, aumentando a disposição ao longo do dia, e equilibra as funções corporais, garantindo uma noite de sono tranquila e sem interrupções.

 

7. Ajuda a combater a depressão
Muitos idosos são afetados por doenças como a depressão e ansiedade, incapacitando-os e dificultando bastante a execução de simples tarefas diárias. Nesse aspecto, a musculação melhora a saúde mental de forma ampla, combatendo várias dessas doenças, já que melhora autoestima, a cognição, a autoconfiança e reduz o estresse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais