Cidadeverde.com

Defesa Civil registra 22 queimadas desde agosto em Teresina

Imprimir


Thiago Amaral/Cidade Verde

O período do B-R-O-Bró se intensifica e com ele a população começa a sentir a alta nas temperaturas, a baixa na umidade do ar e o aparecimento das queimadas e incêndios. De acordo com a Defesa Civil do Município, de agosto até esta quarta-feira (19) foram registradas 22 queimadas em Teresina. 

A maioria são feitas por moradores para se livrarem do lixo em seus quintais. Neste final de semana, ocorreu um incêndio de grandes proporções em uma área verde do bairro Planalto Bela Vista III. A polícia foi acionada e a Defesa Civil esteve no local para evitar o aparecimento de novos focos. 

Durante todo esse período, a Defesa Civil Municipal coordena o Plano Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios e Queimadas. O plano prevê ações conjuntas entre as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR). Parte importante desse plano é a prevenção. Por isso, os profisionais estão percorrendo vários bairros da zona urbana e comunidades rurais para sensibilizar a população para o problema.

“Já existem os órgãos de combate a incêndios, como o Corpo de Bombeiros e PrevFogo. Só que, em períodos de altas temperaturas como o B-R-O-Bró, os focos de incêndio superam as capacidades de atendimentos destas instituições que trabalham no combate a incêndios florestais. E, pensando nisso, a Prefeitura efetivará as brigadas de bombeiros voluntários”, afirma Sebastião Domingos, da Defesa Civil de Teresina.

A população pode solicitar as palestras do órgão, via ofício, na sede da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). A secretaria está localizada na Rua Álvaro Mendes, 861, Centro. Mais informações pelo telefone (86) 3215-7485. 

Em caso de dúvidas ou denúncias, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil Municipal de Teresina, gratuitamente, através do número 153. “É muito importante que a população contribua com a Defesa Civil de Teresina e com os órgãos que estão juntos neste plano, ligando para o 153, para o efetivo enfrentamento de casos de queimadas”, reforça o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.
 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais