Cidadeverde.com

7 formas de se livrar de pessoas chatas sem magoá-las

Imprimir

1) Informe seus limites. Seja claro, mas educado, na hora de estabelecer limites pessoais — talvez eles sejam sempre os mesmos, ou talvez mudem de acordo com a conversa ou situação. Explique o porquê de um limite se não quiser magoar a outra pessoa, mas lembre-se de que você não deve nenhuma satisfação a respeito desse assunto. Por exemplo, caso um colega de classe sempre atrapalhe seus estudos, diga algo como "Não quero ser grosseiro, mas só tenho mais duas horas para estudar para a prova".


2) Conte com a ajuda de um amigo. Nem sempre podemos ir direto ao ponto com uma pessoa irritante e, outras vezes, a objetividade não funciona. Portanto, avalie a possibilidade de pedir a ajuda de alguém para se livrar de uma pessoa irritante — converse sobre o assunto com um amigo e peça que ele venha ao seu “resgate” quando o chato estiver por perto. Digamos que vá receber a visita de alguém que sempre abuse da sua hospitalidade e fique tempo demais na sua casa — nesse caso, converse com um amigo com antecedência e peça que ele telefone para você em um certo horário, dizendo que precisa de sua ajuda urgentemente. Lembre-se de que essa tática dificilmente funcionará uma segunda vez.

 

3) Defina um prazo para as conversas. Seja claro ao determinar por quanto tempo está disposto a interagir com um chato, antes mesmo da conversa começar. Diga que tem algum compromisso — dessa forma, a outra pessoa saberá que a interação só poderá durar um determinado período de tempo. Depois, atenha-se ao prazo definido. Caso precise interagir com um colega de trabalho que viva importunando você, diga algo como “Só posso conversar por cinco minutos porque estou trabalhando em um projeto que preciso entregar amanhã cedo”.


4) Reduza o contato visual. Direcione o olhar para outra coisa, em vez de olhar nos olhos do chato. Quase todo mundo compreende a importância do contato visual para as conversas, logo, se essa pessoa importuna entender o recado, é provável que coloque um ponto final no assunto. Olhe para o computador se estiver na sua mesa de trabalho. Concentre a atenção no celular.


5) Finja que está cansado, doente, ou que precisa ir embora. Finja um bocejo ou assoe o nariz diversas vezes para ser mais convincente — isso vai permitir que você se retire da conversa sem ofender ninguém. Caso não consiga fingir que está gripado, simplesmente diga que tem um compromisso para o qual não pode chegar atrasado. Diga que combinou de encontrar alguém para tomar um café ou almoçar, e que precisa sair imediatamente se não quiser chegar atrasado. Assoe o nariz e diga algo como "Não me sinto bem há alguns dias" — depois disso, é provável que o chato termine a conversa e vá para casa.

 

6) Dificulte as coisas para ele. Não permita que o chato se sinta confortável na sua presença, e evite ser hospitaleiro durante as visitas dele. Porém, faça isso de forma sutil, sem grosserias. Não ofereça um lugar para a pessoa sentar, e ocupe as cadeiras ou bancos vazios com uma bolsa, casaco ou caderno. Não ofereça um copo de água ou xícara de café. Sente-se em uma mesa que seja pequena demais para que o chato possa acompanhá-lo.


7) Enrole para responder mensagens on-line. Caso você lide com alguém irritante regularmente, é provável que ele também esteja nas suas redes sociais ou tenha seu número de telefone, e talvez ele se sinta confortável o bastante para mandar mensagens a qualquer momento. Nesse caso, a melhor forma de lidar com o problema é respondendo com pouca frequência, ou simplesmente ignorando as mensagens.


Fonte: Wikinow

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais