Cidadeverde.com

Veja quais as doenças que são provocadas pelas baratas

Imprimir

As baratas são consideradas insetos nojentos por grande parte da população. Pelo fato de elas viverem em esgotos e locais contaminados, muitas pessoas chegam a ter verdadeira fobia e até pavor desse inseto. Se a sua casa recebe normalmente essa desagradável visita, mantenha sempre os alimentos bem fechados e lave os utensílios antes de usar. Nas patas das baratas, existem milhares de microrganismos que poderão contaminar tanto alimentos, quanto objetos pessoais, além de, transmitir várias doenças.   As baratas também produzem secreções odoríferas que, quando liberadas de seu pequeno corpo, impregnam o ar do ambiente e deixam um sabor ruim nos alimentos. Além disso, elas também causam prejuízos materiais quando se multiplicam no interior de algum aparelho eletrônico, ou quando roem roupas ou tecidos. Já deu pra ver o quanto de problema elas podem causar, não é mesmo?

Os principais sintomas de doenças transmitidas por baratas podem ser confundidos com os sintomas de uma virose rotineira. São eles: diarreia, febre, dores abdominais e náuseas. Alguns pacientes também chegam a ficar com pele e olhos amarelados. Na maioria dos casos, com o tratamento adequado, o paciente consegue alcançar a cura. Uma das doenças que esse inseto pode causar é a Febre Tifoide. Ela é causada pela Salmonellatyph (mais conhecida como Salmonella). Essa doença também é transmitida através de água ou alimento contaminado, e até (pasmem!), através do beijo.

Além da Febre Tifoide, a barata pode causar conjuntivite, pneumonia e até lepra. Acredita-se que o vibrião da cólera é levado pela barata dos esgotos para os ambientes domésticos. Outro problema de saúde ocasionado são as reações alérgicas que são provocadas por restos deteriorados do corpo do inseto e por suas fezes que são pulverizadas no ambiente. Quando alguém alérgico inala essas partículas, desencadeia uma crise.

 

Hepatite A pode ser transmitida por baratas
A hepatite A, também conhecida como amarelão, consiste em uma inflamação no fígado causada por um vírus. Geralmente tem um curso benigno e evolui para a cura instantânea em 90% dos casos. Sua transmissão acontece por ingestão de água ou, alimentos contaminados ou manipulação de objetos pessoais que estiverem contaminados.  Os principais sintomas são: febre, dores abdominais, náuseas, e ainda diarreia por pelo menos um mês.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais