Cidadeverde.com

Banco libera R$ 185 milhões para obras de urbanização em Teresina

Imprimir

A prefeitura de Teresina assinou nesta sexta-feira (28), em Brasília, um empréstimo de R$ 185 milhões com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Os recursos serão usados na execução de diversas obras, algumas no Centro da capital. A solenidade de assinatura do documento, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado – Teresina Sustentável, ocorreu na sede do CAF com a presença diretor-representante do banco, Jaime Holguín, e do prefeito Firmino Filho. 

“Esse empréstimo vai nos permitir realizar a maior onda de investimentos em Teresina. Teremos no Centro, por exemplo, intervenções importantíssimas, como a reforma de todo o Mercado Central, onde já foi requalificada a parte histórica. Também no Centro, teremos investimentos significativos em termos de requalificação do espaço urbano, como calçadas e ciclovias”, disse o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, outras obras serão realizadas como a construção de 8 km da Via Marginal Sul; a conclusão da segunda fase de requalificação da Vila da Paz e a expansão de aproximadamente 30% da cobertura vegetal de áreas públicas do município.

Segundo a PMT, o resgate do patrimônio histórico também faz parte do projeto, uma vez que o Parque da Floresta Fóssil será recuperado e contará com a construção de um museu de paleontologia. "Em termos de gestão, o Programa contará com a elaboração do Plano Diretor de Arborização Plano de Mobilidade Sustentável, além de supervisão técnica, ambiental e social de obras e auditoria externa, além de análises para potenciais concessões e parcerias público-privadas", explica a prefeitura.

Os recursos serão liberados gradativamente, de acordo com o cronograma de execução das obras.

O diretor do CAF declarou que o programa segue o modelo de ações integradas para o desenvolvimento local com impactos para toda a população. "O que se constitui hoje uma das mais eficientes abordagens de iniciativa para melhoria de condições de vida nas cidades”, afirmou.

Hérlon Moraes (Com informações da PMT)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: empréstimo