Cidadeverde.com

Vídeo: motorista derruba portão e invade HUT ao buscar por atendimento

Imprimir

Atualizada às 13h40

Um motorista derrubou parte do portão do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e invadiu o local com o carro ao buscar por atendimento na noite desta sexta-feira (28), por volta das 22h30.

O HUT informou ao Cidadeverde.com que o condutor, que não teve a identidade revelada, decidiu avançar sobre o portão após ser orientado pelos profissionais de saúde a buscar por atendimento em outro hospital público, também localizado no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina. 

Após o ocorrido, o motorista precisou ser atendido no próprio HUT para verificar a ocorrência de algum trauma. Ao receber alta médica, ele foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina.  A informação é de que o motorista estava muito agitado, com nível de estresse alto, e apresentava sinais de embriaguez. 

Segundo o HUT, o motorista estava com pequenos cortes na mão e o hospital atende apenas casos graves e de alta complexidade. Isso faz com que o HUT evite a superlotação com demandas simples, resolvíveis em outros hospitais, que dão suporte ao HUT para que fique voltado aos pacientes considerados mais urgentes. 

"Atendimentos que estão fora do perfil de atendimento do hospital acaba tirando a vaga de pacientes mais graves de alta complexidade", ressaltou o HUT. 

O Cidadeverde.com conseguiu contato com o delegado Raimundo Ferreira, da Central de Flagrantes, por volta das 12h50 de hoje. Ele relatou que o motorista passou por exames de alcoolemia e atestou embriaguez moderada. O motorista foi liberado por volta das 4 horas da manhã, após o pagamento de fiança. 

"O sargento (de plantão no HUT) percebeu que ele (o motorista) estava agitado, com odor etílico, olhos irritados, sintomas características de ingestão de bebida alcoólica. Ele se recusou a fazer o etilômetro.  Toda recusa de etilômetro, se há uma suspeita da pessoa estar sob efeito de bebida alcoólica dirigindo um carro,  (a pessoa) é levada ao IML e submetido ao exame clínico, que não é invasivo. Esse exame, que o motorista se submeteu, apontou uma embriaguez moderada", disse o delegado. 

Em depoimento à polícia, o profissional do HUT responsável pela entrada e saída de veículos relatou que o motorista invadiu o hospital com o carro, após ser orietado a buscar por outro hospital devido a não gravidade dos ferimentos na mão. 

"Do ponto de vista do Código de Trânsito, que foi violado, e ele incorreu no artigo 316. Do IML, (o motorista) foi levado para a Central (de Flagrantes) na condição de preso. Nós cumprimos a nossa obrigação em atuá-lo em flagrante. E ele preferiu não falar nada dentro do procedimento. Entretanto, depois, ele disse que estava comemorando a aprovação da filha em uma universidade e acabou machucado o dedo na porta, mas não entrou em detalhes. Ele não tem antecedentes. E foi liberado por volta das 4 horas de hoje" 

O delegado relatou que a ocorrência será encaminhado para a Delegacia de Acidentes de Trânsito. Caso compravado o dolo, o motorista também poderá responder por dano ao patrimônio público. 

"Esse procedimento que inicei ontem vai a Delegacia de Trânsito, e como ele está em liberdade a delegada de lá terá 30 dias para concluir o inquérito. Se a perícia confirmar o relatado dos funcionários, é bem provável que ele responda por dano qualificado".

O HUT já está providenciando o reparo do portão. O Hospital também ressaltou que ninguém ficou ferido e que outros veículos não foram atingidos. 


Imagem: recebida via whatsapp Cidadeverde.com 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais