Cidadeverde.com

Homem que invadiu HUT diz que deslizou o pé e acelerou sem querer

Imprimir

O diretor do Hospital de Urgência de Teresina, Gilberto Albuquerque, informou nesta segunda-feira (1º) que o homem que invadiu o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com o veículo, derrubando o portão de entrada, se justificou dizendo que “o pé deslizou do pedal e acelerou o carro enquanto conversava com o porteiro”. O diretor afirmou, em outras palavras, que o condutor alegou não ter arrancando o portão de propósito.

Na noite da última sexta-feira, o homem, que não teve a identidade revelada, avançou sobre o portão após ter sido orientado pelos profissionais de saúde a buscar por atendimento no outro hospital público mais próximo, também localizado no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina. As informações apuradas são que o motorista estava muito agitado, com nível de estresse alto, e apresentava sinais de embriaguez. A ação foi registrada em vídeo. (Veja no final da matéria)

O diretor do HUT disse hoje, em entrevista ao Jornal do Piauí, que o condutor “foi orientado a buscar o Hospital mais próximo, que é o do Monte Castelo, já que ele apresentava um caso de baixa complexidade”. Gilberto Albuquerque também lembrou que o homem causou danos ao patrimônio público, o que é passível de processos, que além disso, pode responder criminalmente por dirigir embriagado, e que o porteiro do HUT registrou queixa de tentativa de agressão, delito pelo qual também irá responder. 

Após o ocorrido, o motorista foi atendido no próprio HUT, para verificar a ocorrência de algum trauma. Ao receber alta médica, ele foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina. Gilberto Albuquerque falou que depois do atendimento, ele apresentou trauma em um dos dedos da mão. “Parece que ele chegou ao Hospital com cortes na mão, mas o trauma na mão, a gente não pode nem afirmar que aconteceu antes de ele ter invadido o portão, pode ter sido depois, mas isso só a perícia é que vai dizer”.  

De acordo com o diretor, desde 2016 o HUT não tem atendimento de porta aberta, pois os pacientes devem passar antes em algum outro hospital regional, e quando necessário, só então devem ser encaminhados para o HUT. Gilberto também informou que os pacientes são referenciados a serem atendidos no Hopsital. "Quando casos no interior, são referenciados pela Central de regulação de leitos, que analisa a gravidade do caso, e quando necessário é encaminhado ao HUT".

“O HUT atende somente casos que chegam através da Central de Regulação ou trazidos pelo SAMU. Essa foi uma medida adotada, inclusive, para evitar a superlotação que era constante aqui no Hospital. Isso acarretou em maior qualidade e agilidade no atendimento dos que realmente precisam”, acrescentou o diretor. 

Veja no vídeo, o momento em que o homem invade o portão: 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais