Cidadeverde.com

Piauí já tem 80 municípios castigados pela seca

Imprimir

As previsões da Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí) sobre a situação da seca no Piauí se concretizaram. Há cerca de um mês, a entidade havia anunciado que cerca de 90 municípios iriam decretar estado de emergência caso não houvesse a ocorrência de chuvas até o mês de novembro. Até o presente momento, já são 80 cidades que sofrem com a falta de água e alimentos para consumo humano.

Na tarde desta quarta-feira(26), o presidente da Fetag, Evandro Luz, estará reunido com o secretário da Defesa Civil, Fernando Monteiro, para pedir socorro às regiões que passam por uma rigorosa estiagem. “Vamos levar as informações que já temos. Muitas cidades estão decretando emergência, como Canto do Buriti, Valença e Pio IX”, informou.

Segundo Evandro Luz, as poucas chuvas que caíram no Piauí não foram suficientes para sanar o problema de falta de água. “Elas só caíram no extremo sul do Estado, na região de Baixa Grande do Ribeiro e Santa Filomena, e mesmo assim em pequena quantidade. A situação está ficando insuportável em alguns locais”, afirmou o presidente da Fetag.

Devido à estiagem, os agricultores da região do semi-árido perderam 90% da safra produzida e dependem agora da ajuda emergencial da Defesa Civil sob a forma de cestas de alimentos e distribuição de água através de carros-pipas.

 
Záira Amorim
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: