Cidadeverde.com

Incêndios no Parque Serra das Confusões já duram pelo menos 10 dias; assista vídeo

Imprimir

Os incêndios que estão acontecendo em três diferentes locais do Parque Nacional Serra da Confusões, no Sul do Piauí, já duram pelo menos 10 dias. O último boletim do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no estado, divulgado nesta quarta-feira (3), mostra que o fogo está menor, mas que continua sendo combatido.

As chamas estão concentradas na porção Nordeste do Parque e cerca de 20 brigadistas do ICMBIo, 15 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Piauí e ainda 15 voluntários trabalham no combate às chamas. Pelos menos 10 veículos, dentre viaturas de Bombeiros e outros estão sendo utilizados, segundo Paulo Dias, analista ambiental do ICMBio.

“Eles continuam sendo combatidos. O avião que estava combatendo o fogo já foi dispensado, porque foi feita uma avaliação de baixa efetividade no combate, já que são máquinas que lançam água e não estavam realmente ajudando a apagar o fogo”, disse Paulo Dias.

De acordo com o analista ambiental, há acesso por via terrestre a dois dos focos, enquanto ao outro não há. Portanto, nesse local, o incêndio não está sendo combatido já que só pode ser feito via aérea. Está sendo esperada a chegada de um helicóptero do IBAMA para ajudar nessa região.

Além disso, Paulo Dias informou que dois especialistas em combate do ICMBio chegaram em Bom Jesus e hoje foram para a área do incêndio e mais um servidor especilista também está em deslocamento para ajudar na contenção.

A área do parque como um todo é de mais de 800 mil hectares e este ano, de janeiro a setembro, cerca de 9.900 hectares foram desmatados em razão de incêndios.


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: