Cidadeverde.com

SAMU atendeu 68 casos de tentativa de suicídio em Teresina

Imprimir

Uma pesquisa recente divulgada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina apontou que, em 2017, foram atendidas 68 pessoas que tentaram suicídio. Desse total, 68% eram do sexo feminino, 65% possuíam idade compreendida entre 15 e 34 anos e 60% não apresentavam alteração neurológica (encontravam-se conscientes e orientadas) durante atendimento feito pelas ambulâncias.

Segundo Francina Amorim, diretora geral do SAMU, o órgão tem buscado contribuir com o combate ao suicídio na capital. Umas de suas ações tem sido a entrega de panfletos informativos: “Os socorristas, durante os atendimentos, estão prestando informações relevantes aos tentantes e/ou familiares, por meio da entrega de panfletos sobre locais nos quais as pessoas podem buscar ajuda gratuita na capital”.

“O suicídio é um grave problema de saúde pública, cujas raízes podem corresponder a múltiplos fatores. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos estão relacionados a transtornos mentais, que podem ser prevenidos e tratados. Além disso, uma vez informada sobre o tema, a população pode contribuir com a diminuição dos fatores de risco e com o aumento dos fatores de proteção”, conta Francina Amorim.

Ela afirma que falar sobre suicídio de forma técnica, responsável e útil é fundamental para a prevenção: “Não podemos divulgar casos individualizados para não impulsionar outras pessoas a fazerem o mesmo. É preciso falar sobre estatísticas, que a saúde mental é tão importante quanto à física, que as doenças mentais têm tratamento, além de informar amplamente os locais que fornecem ajuda”, finaliza.

O diretor médico do SAMU, José Ivaldo, informa que Teresina conta com uma rede que contribui com a prevenção do suicídio: “Há 90 Unidades Básicas de Saúde para marcação de consulta com psicólogo e psiquiatra; 07 Centros de Apoio Psicossocial (CAPS); PROVIDA, ambulatório especializado no atendimento às pessoas que tentaram suicídio e, ainda, o Hospital Areolino de Abreu, que atende urgência psiquiátrica.”, afirma.

Conheça também as organizações filantrópicas que contribuem com a prevenção do suicídio em Teresina.

Centro de Valorização da Vida (CVV) Telefone: 188

Centro Débora Mesquita (CDM) – Telefones: (86)99827-3343/ 98894-5742

Grupo de Apoio Contato e Esperança (GRACE) – Telefones: (86)3237-0077/3237-0202

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais