Cidadeverde.com

Conheça quais são os alimentos mais ricos em ferro

Imprimir

O ferro é um mineral essencial para o corpo, já que atua na formação das células sanguíneas e ajuda no transporte e armazenamento de oxigênio nas células, além de estar associado à produção de energia. Apesar da sua importância, a carência de ferro é muito comum, levando a sintomas como fraqueza, cansaço, falta de apetite, dificuldade para concentração, queda de cabelo e anemia. As necessidades de ferro variam de acordo com a idade e período de vida, sendo que na gravidez as mulheres precisam de um aporte maior do mineral para o desenvolvimento adequado do bebê. Idosos também têm maior necessidade de ferro.


Confira a lista de alimentos ricos em ferro:

Carne vermelha
Vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre e couve
Leguminosas, como grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão
Tofu (queijo de soja)
Algas, como kombu e wakame
Cereais integrais, como aveia e quinoa
Castanha de caju
Sementes de gergelim e abóbora
Melaço da cana
Açúcar mascavo
Coentro
Uva passa e damasco secos são exemplos de frutas ricas em ferro


Como aumentar a absorção do ferro
Antes de consumir os cereais integrais e as leguminosas, deixe-as de molho na água por pelo menos 8 horas. Isso ajuda a reduzir o teor de ácido fítico nesses alimentos, que prejudica a absorção do ferro.

Além disso, não basta apenas consumir o alimento rico em ferro.  A vitamina C ajuda a aumentar a absorção do ferro não-heme, por isso, inclua na mesma refeição os alimentos fontes desse nutriente, como laranja, caju, goiaba, manga, morango, pimentão e tomate.

Por outro lado, evite consumir alimentos ricos em cálcio, café e chás na mesma refeição com ferro, pois eles prejudicam a absorção do ferro.

 

Fonte: Natue

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais