Cidadeverde.com

Aprenda 4 soluções caseiras para tratar a cãibra

Imprimir

Alongue-se. Um músculo com cãibra pode relaxar ao ser alongado corretamente. Uma rotina regular de alongamento possibilita o crescimento das fibras musculares, fazendo com que elas se contraiam e relaxem mais vigorosamente quando você se exercitar. O alongamento nunca deve ser doloroso. Interrompa-o se você sentir uma dor aguda.[1]

Em casos de cãibras na panturrilha, fique em pé com as pernas separadas, colocando a perna afetada na frente da outra. Coloque o peso do corpo sobre a perna da frente, dobrando levemente o joelho. Mantenha os calcanhares de ambos os pés no chão. Fique nesta posição por 15 ou 30 segundos.
Outra maneira de alongar a panturrilha é sentar e estender as duas pernas na frente do corpo. Mantenha os pés relaxados e as costas retas. Coloque as mãos no chão ao lado de cada perna. Incline-se devagar para frente em direção aos pés. Quando você se esticar o máximo que conseguir, segure a posição por 30 segundos.
Alongue as coxas, uma de cada vez. Em pé, leve um dos pés em direção à nádega, dobrando o joelho. Segure a perna pelo tornozelo ou pelo peito do pé. Puxe o pé o mais próximo da nádega que conseguir, alongando assim a musculatura da coxa, e mantenha tal posição por 30 segundos. Você pode se apoiar na parede ou numa cadeira com a outra mão para se equilibrar.

 

Aplique calor ou frio. A aplicação de uma bolsa de água quente ou de gelo no músculo com cãibra pode aliviar a dor. Aplique a bolsa por aproximadamente 20 minutos de cada vez. Se você utilizar um bolsa de gelo, nunca a aplique diretamente sobre a pele. Envolva-a em uma toalha ou pano primeiro. Tenha cuidado ao usar bolsas térmicas na cama. Se você pegar no sono com uma destas ligada, pode provocar um incêndio.[2]
Caso você queira tomar um banho quente para relaxar a cãibra, direcione o jato de água na região afetada. Também é possível aproveitar o benefício adicional de uma massagem se a água da sua casa tiver uma pressão forte.
Lembre-se de que o gelo funciona melhor para lesões. Use gelo se você sentir uma dor intensa e se a pele estiver quente. Aplique calor em casos de dores crônicas nos músculos ou fadiga muscular.


Massageie o músculo com cãibra. Experimente massagear os lugares que conseguir alcançar, como as pernas. Segure o músculo da perna com firmeza com ambas as mãos e massageie-o com vigor e força para ajudá-lo a relaxar.[4]
Pode ser útil pedir a alguém para massagear as partes onde você não consiga alcançar. Não há necessidade de um especialista. Uma simples massagem vigorosa já pode ajudar a cãibra a passar.
A massagem não deve causar dor. Alguns tipos de massagem podem provocar lesões se os seus músculos estiverem tensos por conta da cãibra. Nunca prossiga se você tiver dor.
A ação do massagista relaxa o tecido mais profundo e é um tratamento terapêutico para os músculos com cãibra. Vá ao médico caso as cãibras sejam crônicas e não melhorem com os tratamentos caseiros.
É possível ainda experimentar um rolo de espuma. Coloque um rolo de espuma embaixo da área afetada. Movimente-se aplicando uma pressão suave por aproximadamente cinco a dez minutos.

 

Experimente medicamentos para aliviar a dor. Remédios de venda livre como o ibuprofeno (Advil, Motrin e outros) ou o naproxeno sódico (Flanax) podem ajudar no alívio da dor causada pela cãibra muscular, muito embora eles não tratem de verdade a condição.[5]
Veja com um médico se você tem algum problema de saúde que possa ser afetado pelos remédios ou pelo consumo de mais do que três doses de bebidas alcoólicas por dia.
Relaxantes musculares como o cloridrato de ciclobenzaprina (Miosar), orfenadrina (norflex) ou o baclofeno podem ser úteis para relaxar um músculo com cãibra. Fale com um médico para saber se esses remédios são boas opções no seu caso.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais