Cidadeverde.com

Campanha aborda má postura e uso exagerado de celular

Imprimir

Alertar sobre os riscos do uso de celular ao volante e das más posturas corporais são os principais objetivos da 2ª edição da Campanha Neuro em Ação, que terá início nesta terça-feira (9), em Teresina, e acontece, simultaneamente, em várias capitais do país, dentro da Semana de Semana de Responsabilidade Social da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Com o lema “USE a cabeça, proteja seu corpo!”, a campanha terá início às 7h, com a palestra Piauí sem Traumas, ministrada pelo médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Em seguida, às 8h, será realizada uma blitz educativa no semáforo em frente à instituição, com o apoio de agentes da   Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (Strans), alunos das Ligas Universitárias e Projeto Samuzinho.

De acordo com o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, coordenador da campanha no Piauí e membro da Sociedade Brasileira de Neurologia, tanto a má postura como o uso errado do celular têm em comum os riscos de levar à incapacidade no trabalho, a deficiências que podem ser momentâneas ou permanentes.

“O mau uso do celular tem causado graves acidentes, seja por quem dirige e usa o celular, seja por pedestres que digitam enquanto caminham e acabam sendo atropelados por falta de atenção. Sem falar nos prejuízos causados ao eixo da coluna devido ao movimento do pescoço ao digitar ou ler nesses tipos de aparelhos. Assim, prevenção e o conhecimento são a nossa principal ferramenta para combater esses problemas que têm acometido cada vez mais pessoas em todo o mundo, principalmente os jovens. Por isso, estamos intensificando as ações educativas, levando rodas de conversas e palestras a empresas, escolas e faculdades, promovendo a discussão na imprensa, além de promover a distribuição de folders e stands em locais públicos”, destaca o coordenador da campanha.  

A campanha Neuro em Ação é uma iniciativa de Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), coordenada no Piauí pela Associação Reabilitar, que atua com o Projeto Pense Bem Trauma, e pela Sociedade Piauiense de Neurocirurgia, contando com a participação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade – da UESPI, Cooperativa de Neurocirurgiões do Piauí, ligas acadêmicas de medicina, neurologia e neurocirurgia das universidades Federal e Estadual do Piauí e de faculdades particulares.

Confira a programação:

09 de outubro – TERÇA FEIRA

MANHÃ - ABERTURA DA CAMPANHA

7h às 8h - Palestra Piauí Sem Traumas – Dr. Benjamim Pessoa Vale;

8h às 9h - Blitz Educativa no Semáforo em Frente ao Ceir - presença de agentes de trânsito da STRANS; alunos das ligas e Projeto Samuzinho;

PALESTRAS:

7h às 8h -  Coca Cola (Gerentes)- Av. União, 3020 - Água Mineral, Teresina - PI, 64002-600;

8h às 9h -  Coca Cola (Funcionários) -  Av. União, 3020 - Água Mineral, Teresina - PI, 64002-600;

8h às 9h - UBS Parque Flamboyant – Rua Leônidas Alves 3299; Parque Flamboyant. Dirceu I.

 

10 de outubro – QUARTA FEIRA

MANHÃ

PALESTRAS

8h às 9h – Escola Padre Arrupe  – Av. Porto Alegre; Quadra H; Bairro Porto Alegre;

9h às 10h -   Auditório do HUT (Funcionários);

9h às 10h - Unidade Escolar Monsenhor Cícero Portela Nunes - Praça da Integração, S/N - Conjunto Parque Piauí, Teresina - PI, 64025-100;

10h às 11h: Hospital Getúlio Vargas.

TARDE

14h30 às 15h20 -  Escola Santo Afonso Rodriguez – Av. Presidente Kennedy 9000; bairro Socopo;

15h às 16h - Brinquedoteca da Clínica Médica do HUT;

 

11 de Outubro – QUINTA FEIRA

MANHÃ

8h às 10h - UBS Dr. Antonio Carlos Costa – Abordagem na sala de espera;

9h às 10h: Palestra na garagem do Sistema de Transporte Eletivo da Associação Reabilitar;

9h às 10h – Unidade Escolar João Clímaco D’Almeida - Rua 13 de Maio 884, Centro;

TARDE

14h às 16h - UBS Dr. Antônio Carlos Costa – Abordagem na sala de espera;

16h às 17h– Escola Municipal São Sebastião –  Bairro Todos os Santos

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais