Cidadeverde.com

Integrante do "Meninas Ocupam" vai ocupar cadeira do prefeito de Teresina

Imprimir

Na próxima segunda-feira (15) será apresentado ao prefeito de Teresina, Firmino Filho, uma revisão do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Será às 11h, no Salão Nobre do Palácio da Cidade. Na oportunidade, uma integrante do projeto Meninas Ocupam acompanhará o prefeito em todos os seus atos para mostrar que todas as meninas podem exercer cargos de liderança.

O I Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres foi elaborado no ano de 2015, em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Políticas para Mulheres 2004 e contou com a participação de instituições governamentais e da sociedade civil. O plano propõe políticas públicas para as mulheres no município de Teresina, atendendo às deliberações das Conferências Municipais realizadas anteriormente.

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), realizou o primeiro Diagnóstico Municipal sobre a Situação de Violência contra a Mulher no município de Teresina, coordenado pela Professora Dra. Wânia Pasinato. Durante a realização do diagnóstico, Pasinato também teve a atribuição de revisar o Plano para a qualificação e aprimoramento desse importante instrumento de gestão, conforme as recomendações apontadas no relatório final do diagnóstico.

“A gestão municipal expressa o reconhecimento sobre a necessidade de construir uma política pública que proporcione melhores condições de acesso aos direitos das mulheres teresinenses, priorizando as demandas da população a partir dos dados elencados no diagnóstico”, afirmou a Secretária da Mulher, Macilane Gomes.

 O Plano é uma importante ferramenta de gestão, a fim de que as ações sejam executadas de forma planejada sobre a realidade que se deseja interferir, bem como possam ser avaliadas a partir de indicadores sensíveis a gênero no processo de planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas municipais, a fim de garantir a consolidação da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para o exercício pleno da cidadania da mulher teresinense.

Meninas Ocupam
 
Ainda durante a manhã do dia 15, uma menina ocupará a cadeira do prefeito Firmino Filho. A ação faz parte do projeto Meninas Ocupam, da ONG Plan International em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. A menina acompanhará o prefeito em todas as suas atividades durante o dia, com o objetivo de aprender que todas as meninas podem exercer cargos de liderança.

Ao todo, 15 meninas participarão do projeto durante o mês de outubro, ocupando cargos de poder na rede de enfrentamento à violência, como da Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça e SMPM.

 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais