Cidadeverde.com

Especial Viva Piauí destaca inovações e tecnologia no Estado; assista

Imprimir
  • 0007J.jpg reprodução/TV Cidade Verde
  • 001J.jpg reprodução/TV Cidade Verde
  • 11J.jpg reprodução/TV Cidade Verde
  • 5.jpg reprodução/TV Cidade Verde
  • 4.jpg reprodução/TV Cidade Verde
  • 3.jpg reprodução/TV Cidade Verde

O Viva Piauí Inovação e Tecnologia surpreendeu e trouxe exemplos de aplicativos, métodos e serviços que prometem revolucionar o Estado, com o desenvolvimento de tecnologias que ajudam no cotidiano da sociedade, otimizam o tempo e criam novas oportunidades de negócios.

O programa acontece nesta sexta-feira (19) em homenagem ao Dia do Piauí e está disponível no aplicativo CV Play e no Cidadeverde.com. Ele teve duração de duas horas e contou com seis blocos divididos em soluções para a cidade, para o campo, e tecnologias voltadas à saúde e à educação.  

O Especial destacou projetos governamentais e da iniciativa privada. Dentre eles, o Piauí Conectado, uma parceria público-privada, inédita no Brasil, que busca levar fibra óptica para 90% do território piauiense com o objetivo de ampliar a cobertura de internet no Estado. 

Com relação a iniciativa privada, os aplicativos e serviços para emissão rápida de boletos sem a necessidade de um banco e o agendamento virtual de consultas para agilizar o atendimento médico foram alguns dos destaques. 

O programa também ressaltou as escolas e universidades que incentivam a elaboração e o conhecimento em tecnologia e robótica para que o tema seja cada vez mais tratado com familiaridades pelos piauienses.  Em alguns casos, o contato com universo da robótica se iniciada ainda no ensino infantil, o que ajuda no entendimento de outras áreas como na matemática e a ciência.  

Pesquisadores de tecnologia da Universidade Federal do Piauí desenvolveram uma máquina para desidratar hortaliças vendidas em hortas comunitárias. Em vez deles estragarem pelo não uso dentro do tempo recomendado, essa invenção agrega valor aos produtos, desidratada as hortaliças com o uso de energia solar passam a ser vendidos em lojas de produtos orgânicos. E um grupo de alunos do Instituto Federal do Piauí falou sobre a criação de um aplicativo usando a realidade aumentada para projetos e apartamentos que ainda estão na planta. Uma visão mais real da proposta dos profissionais dessa área aos seus clientes.



A Universidade Federal em Parnaíba também é destaque com o desenvolvimento de um aplicativo para pessoas com deficiência visual a andar pela cidade, pois permite uma noção de distância. O projeto ainda está em processo de melhoria e, futuramente, permitirá a identificação de cores na ajuda de uma vestimenta, por exemplo.  A ideia é proporcionar mais autonomia a essas pessoas. 

Na área da saúde, a inovação e tecnologia ajuda na prevenção, diagnostico e tratamento de algumas doenças, como as de coração.  Um dos exemplos que surpreendeu os telespectadores é o desenvolvimento de um laser na identificação de câncer de pele, sem a necessidade de uma biopsia invasiva.

No campo evidenciou-se o uso da tecnologia em prol de uma sociedade mais sustentável, preservando o meio ambiente, como a produção de alimentos com o reaproveitamento de água, e a criação de animais com o reuso da terra.

Alguns aplicativos também atuam nesta sustentabilidade com o melhor gerenciamento da produção de peixes, como o controle da quantidade de ração, e o acompanhamento do peso e do tamanho do animal, e a margem de lucro do negócio. A cultura consorciada chamou a atenção dos telespectadores. Ela propõe um consórcio de produção no qual a criação de gado ocorre ao mesmo tempo da produção de grãos.  Isso reduz os custos de ambos, reaproveita a mão-de-obra e aumenta a produtividade. 

Assista alguns trechos do especial Viva Piauí:


 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais