Cidadeverde.com
Entretenimento

11º Festival de Rabecas começa no município de Bom Jesus

Imprimir

O Sul do Piauí, mais precisamente a cidade de Bom Jesus, recebe há 11 anos o festival que celebra a rabeca, instrumento da família das cordas e semelhante ao violino. O evento este ano, que acontece desde ontem e vai até este domingo, recebe grandes artistas nacionais como Vanessa da Mata e Wesley Safadão, além dos mestres rabequeiros, orquestra de rabecas de Bom Jesus e espetáculos das oficinas de dança e teatro.

Este ano o tema “Forró de Rabeca” faz uma referência a esse ritmo tradicionalmente nordestino que se integra tão bem com o popular, pois assim como a rabeca, nasceu nos povoados do interior.

“Além de consagrar nossos rabequeiros, que são o principal motivo desse festival, nós queremos celebrar nossa cultura popular. A cultura de Bom Jesus, e principalmente do Piauí, que tem forte influência desse ritmo e que se adequa tão bem a rabeca, instrumento que substituía a sanfona nos trios de forró assim que surgiu”, conta a secretária estadual de Cultura, Bid Lima.

O evento conta com dois palcos. O palco do Queijinho, para apresentações culturais e resultados das oficinas permanentes que acontecem no município. O palco principal destinado para apresentações das bandas homenageia o Mestre Erondino, grande rabequeiro que faleceu este ano.

O festival tomou grandes proporções e se expandiu para outras artes, possibilitando o acesso gratuito de crianças e jovens do município a oficinas de dança, teatro e outros instrumentos musicais. O município ganhou o Espaço Cultural Mestre Joaquim Carlota que se tornou o local fixo para as oficinas permanentes e também para a primeira orquestra de rabecas do Brasil, formada por jovens de escolas públicas.

O 11º Festival de Rabecas é uma realização da Associação de Filhos e Amigos de Bom Jesus com o apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura – Secult. 

Imprimir