Cidadeverde.com

Jornalistas têm vidro de carro quebrado em ato pró-Bolsonaro e registram BO

Imprimir

Atualizada às 13h02

Um casal de jornalistas foi hostilizado e teve o vidro do carro quebrado ao passar pela manifestação do ato pró-Bolsonaro na avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina, na noite deste domingo(21), debaixo da Ponte Estaiada. O presidente do PSL no Piauí, Fábio Sérvio, classificou o fato como "absurdo" e pede punição ao autor.  O Movimento Direita Piauí também se manifestou sobre o fato, veja nota abaixo. 

"Estávamos voltando do cinema e eu nem sabia que estava tendo esse ato. O sinal fechou e o carro é vermelho. Eles estenderam bandeiras em cima do veículo e viram que não esboçamos reação nenhuma. Então um pediu para abrirmos o vidro. Meu namorado abriu um pouco o dele, achamos que iriam entregar algum panfleto, mas esse homem pegou com as duas mãos e começou a força para abrir todo e o vidro acabou estourando. Eu pensei que fossem matar a gente", conta a jornalista Glenda Uchôa.  

A jornalista disse que ele estava com uma camisa do candidato a presidente Jair Bolsonaro e foi retirada por populares no momento em que a polícia se aproximou. 

 

O coordenador de policiamento do 5º BPM, que estava no momento do incidente, capitão Miguel Welditon, informou que o homem tem cerca de 56 anos e estava com "características que havia ingerido bebida alcoólica". 

"O casal ia passando dentro de um carro, um Renault vermelho, no lado da via que estava liberada e foi parando aos poucos para o pessoal ir passando e um cidadão de 56 anos, com características que tinha ingerido bebida alcoólica e aparentemente fora de si se aproximou e o vidro que estava a meia altura ele puxou o vidro e quebrou, o que gerou certo tumulto. Nós acionamos, o identificamos e como a vítima quis representar pelo dano material o conduzimos até a Central de Flagrantes, juntamente com uma testemunha. Não houve agressão ao casal", explicou o capitão Welditon. 

O homem foi identificado como Antônio Augusto que foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes, onde foi realizado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e depois liberado. 

Os jornalistas prestaram Boletim de Ocorrência e o carro passou por perícia. "Nós vamos seguir com o processo. Tivemos prejuízo material e emocional também, eu pensei que íamos morrer e sem motivo algum. Só por que o carro é vermelho?", questiona a jornalista. 

Em relação à manifestação, o oficial da PM disse que transcorreu dentro da normalidade. "Chegamos por volta das 17h e só saímos às 20h30 quando a maior parte já havia se dispersado. Fora esse fato do vidro quebrado, não houve nenhum outro registro. Tinha um número de pessoas considerável", completou o capitão do 5º BPM. 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A respeito do episódio ocorrido ontem, domingo, dia 21/10, numa manifestação na Ponte Estaiada, em Teresina-PI, e amplamente divulgado em áudio e em um vídeo nas mídias sociais, o Movimento Direita Piauí, por meio de sua coordenadora, vem a público esclarecer:

1. O evento não foi organizado pelo Movimento Direita Piauí, que tem como coordenadora a advogada Rubenita Lessa. 

2. O evento não era evento PRÓ-BOLSONARO, e sim um evento chamado "Fora PT", de cunho nacional, que se repetiu em todas as capitais do Brasil, com mensagem política contra o Partido dos Trabalhadores.

3. Em relação ao episódio ocorrido, não sabemos exatamente o que aconteceu. 

4. De todo modo, lamentamos o fato isolado, que não representa as ações políticas democráticas.  

5. Importa, registrar, que não referendamos NENHUMA conduta subversiva, desordeira, violenta ou criminosa de quem quer que seja.

6. Quem quer que tenha sido vítima de algum dano, que busque a responsabilização de quem lhe causou mal injusto, uma vez que a responsabilidade civil e penal no Brasil são subjetivas, e cabe aos supostos autores responderem por eles.

7. Embora não tenhamos organizado o evento de ontem, enfatizamos que não  representa o espírito de nossa maneira de fazer política e manifestações populares de rua, que sempre são pacíficas e legítimas. 

8. Da mesma forma, RECHAÇAMOS TAMBÉM todo e qualquer discurso e TENTATIVA INCESSANTE de quererem imputar à imagem de Bolsonaro e de seus apoiadores em geral, um discurso de promoção de violência e de intolerância política. 

9. NÃO VEMOS parte da mídia expor e repercutir todas as condutas criminosas praticadas por militantes contra apoiadores de Bolsonaro, por exemplo, ocorridas recentemente na UFPI, só por usarem a blusa com identificação do candidato. Bem como a própria coordenadora deste Movimento que já sofreu agressão em uma avenida, ao comemorar a sentença contra o Lula.

10. Por fim, que os fatos noticiados sejam esclarecidos e os eventuais responsáveis por condutas criminosas, identificados e, posteriormente, punidos na forma da Lei.

Atenciosamente,

Movimento Direita Piauí
Rubenita Lessa 
Coordenadora


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais