Cidadeverde.com
Viver Bem

Nutrição para a saúde da pele: veja dicas para tornar linhas finas

Imprimir

Beber água é uma das melhores coisas para manter a pele saudável. Ajuda a mantê-la hidratada e tornar as linhas finas e rugas menos perceptíveis. Ajuda ainda as células a obter nutrientes e se livrar das toxinas. Assim como melhora o fluxo sanguíneo, deixando a pele viçosa. O selênio é um mineral antioxidante que protege a pele contra os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e doenças. Também ajuda a prevenir o câncer de pele. Suas melhores fontes são a castanha do Pará, cogumelos, camarão, carneiro e peixes gordurosos. 

Antioxidantes são importantes para retardar e prevenir o dano provocado pelos radicais livres e estão presentes principalmente em frutas e vegetais coloridos como frutas vermelhas, tomate, ameixa, espinafre, batata doce, pimentas, feijões e laranja.

O nosso corpo produz o antioxidante coenzima Q10, mas conforme envelhecemos produzimos menos e ele está envolvido na produção de energia para as células. Você encontra esse componente em peixes como o salmão e o atum, no frango, miúdos ou nos grãos integrais. Para uma pele hidratada e firme nada melhor do que a vitamina A, presente na cenoura, laranja ou melão e, nos vegetais folhosos verdes, ovos e laticínios magros.

O sol pode prejudicar a pele e, a vitamina C ajuda a protegê-la. Ajuda ainda a amenizar o dano causado pelo sol ao colágeno e elastina, os quais são responsáveis pela elasticidade da pele.

A vitamina C está presente em pimentas vermelhas, frutas cítricas, papaya, kiwi, brócolis, verduras e couve de Bruxelas. Os ômegas 3 e 6 são gorduras boas que ajudam a manter a oleosidade natural da pele. O chá verde é um poderoso antioxidante e fotoprotetor. Além de ser um potente antinflamatório ajudando a retardar o dano ao DNA.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir