Cidadeverde.com

Entenda a diferença entre os sucos detox e tradicional

Imprimir

Diferença entre suco detox e tradicional
Basicamente, as receitas de suco detox têm em sua composição ingredientes que eliminam substâncias tóxicas do organismo. Até mesmo a mistura de água quente com limão pode ser considerada desintoxicante. Segundo a nutróloga Ana Valéria Ramirez, trata-se de uma bebida que apresenta componentes que favorecem a limpeza do fígado, potencializando a eliminação de toxinas que sobrecarregam o organismo. “Ele recebe este nome pois o fígado é o órgão mais importante no processo de desintoxicação”, explica.

O que posso colocar no suco detox?
Muita gente acredita que todo suco com coloração verde é detox. No entanto, isso está longe de ser verdade, já que para ser considerado um é preciso ter uma receita base. “Você pode colocar o que quiser no suco, mas precisa ser à base de água, água de coco ou leite de vegetais e conter  folhas escuras, como couve ou espinafre. É aconselhável adicionar também alguma fruta, um vegetal e outro complemento, que pode ser linhaça, gengibre ou gergelim”, ensina Ramirez. Para a nutricionista Eliéte Paganini, da rede Dr.Consulta, o efeito de suco detox só funciona se houver o aporte de nutrientes necessários para formação de enzimas que participam do processo de detoxificação.

Efeitos do suco detox no organismo
Um suco detox tem efeitos positivos na hidratação, além de agir como diurético. Por isso, os benefícios vão desde a mudança no funcionamento do intestino até uma pele mais bonita. “A ingestão de líquidos é uma das maneiras mais eficientes de promover a limpeza do organismo, já que vai estimular a filtragem e absorção dos nutrientes presentes no sangue”, explica a nutróloga.

Outro benefício, segundo ela, é o aumento também da produção de urina, que é a principal forma que o organismo utiliza para eliminar as toxinas. A equação é muito simples: quanto mais líquidos são ingeridos, maior é a eficácia da desintoxicação.

Riscos 
Apegar-se apenas a sucos detox como uma forma de proteger o organismo e eliminar toxinas não é uma estratégia eficiente, já que eles devem ser complementares a uma rotina regrada de cuidados com a saúde. Uma dieta equilibrada, contendo frutas, verduras e legumes em quantidades adequadas, evitando o consumo de qualquer tipo de alimento industrializado, ajuda a reduzir a necessidade de uma alimentação detox. “Nós costumamos indicar a redução do consumo de açúcar, sal e de alimentos com alta quantidade de sódio, assim como manter um consumo adequado de água durante o dia”, destaca Maíra Branco Rodrigues, nutricionista encarregada da Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Pode tomar todo dia? Quantas vezes?
A bebida deve ser ingerida no máximo duas vezes ao dia e não pode substituir uma refeição.

 

Fonte: Ativo Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais