Cidadeverde.com

Tratamento de hiperidrose: como curar o suor excessivo

Imprimir

Você já se pegou suando incontrolavelmente antes de uma reunião de trabalho, palestra ou encontro com alguém importante? Aquele suor marcando a roupa ou molhando as mãos e, quanto mais pensamos que não podemos suar, pior as coisas ficam. O suor é um mecanismo normal para o controle da temperatura corporal que evita o superaquecimento do organismo. Porém, às vezes ele ocorre em momentos inesperados, como quando não estamos nos exercitando e até no inverno. A hiperidrose é caracterizada por esta sudorese exagerada, desproporcional e rotineira. Não é um caso esporádico de uma reunião, mas diário, o que resulta em desconforto, constrangimento e até prejuízo ao trabalho ou ao convívio social.

Sem motivo aparente na maioria dos casos, a hiperidrose pode estar associada a stress, ansiedade, fatores genéticos e até alterações hormonais, como hipertireoidismo e menopausa. Afeta em torno de 2,8% da população, sendo a axila a área mais acometida, seguida das mãos e dos pés. Com o verão chegando, aumenta a preocupação com o controle do suor, até mesmo para quem não tem hiperidrose.

Botox
A toxina botulínica surgiu como a opção com melhor custo-benefício para a hiperidrose das axilas, visto que proporciona bom controle por meses (em torno de 4 a 8 meses). Sua aplicação é realizada em consultório e dura apenas 15 minutos. Geralmente, este tratamento é muito bem aceito e proporciona melhora da qualidade de vida e alto grau de satisfação dos pacientes.

Raspagem das glândulas ou lipoaspiração a laser
A raspagem das glândulas ou a lipoaspiração a laser das axilas proporcionam um resultado mais duradouro, mas não definitivo e podem ter eficácia variável.

Cirurgia para hiperidrose
Uma opção definitiva e mais radical é a cirurgia torácica, denominada simpatectomia. Um nervo dentro do tórax é cortado e interrompe o suor. É bem indicada para a hiperidrose das mãos e pés, locais em que o botox não é eficaz. Sua desvantagem é a possibilidade de o suor piorar em outra parte do corpo, a sudorese compensatória.

 

Fonte: Ativo Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais