Cidadeverde.com

Justiça concede liminar que proíbe demissões na Cepisa até abril de 2019

Imprimir

Foto: Divulgação / Sintepi

Presidente do Sintepi e advogados anunciam liminar da Justiça do Trabalho

Atualizada as 16h13

A juíza Thania Maria Bastos Lima, titular da Vara do Trabalho de Teresina concedeu liminar que proíbe demissões em massa na Cepisa até 30 de abril de 2019, período vigente do acordo coletivo da categoria. De acordo com o Sindicato dos Urbanitários (Sintepi), a decisão, divulgada no início da tarde desta terça-feira (30), anula cerca de dez demissões feitas dentro da empresa logo após assinatura do contrato pela Equatorial Energia, atual administradora da Cepisa.

O presidente do sindicato, Paulo Sampaio, explica que os trabalhadores afastados poderão retornar ao seu cargo e comemora a decisão. "Afastaram engenheiros, eletricistas e auxiliares de administração para que fossem demitidos, mas conseguimos essa vitória muito grande para a categoria. Vencemos uma batalha e agora vamos seguir juntos para conseguir a vitória final", pontua o sindicalista.

Paulo acrescenta que um Oficial de Justiça já se encaminhou para a sede da Cepisa, na avenida Maranhão para notificar a empresa da decisão.  A juíza afirma em seu texto que todos os empregados desligados nesta condição após a privatização devem ser reintegrados imediatamente sob pena diária no valor de R$ 2 mil até o limite de R$ 400 mil, a ser revertida para o sindicato autor.

O sindicalista faz duras críticas a nova administração da empresa que tomou posse no último dia 17 de outubro após a assinatura do contrato de concessão. A Equatorial Energia adquiriu a concessão da Cepisa após leilão da distribuidora piauiense que pertencia a Eletrobras.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Equatorial que informou que já foi notificada da decisão oficialmente mas que já estáva acompanhando esse processo. O entendimento da empresa é que não houveram demissões em massa, porém o corpo jurídico da companhia está tomando as medidas cabíveis. 

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais