Cidadeverde.com

Fake news, índios e violência: veja possíveis temas da redação do Enem

Imprimir

Foto: Catarina Malheiros / Arquivo Revista Cidade Verde

 

Atingir os mil pontos na redação é o sonho de todo jovem que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos milhões de alunos que prestam o teste todos os anos, menos de 100 conseguem a nota máxima. Nos últimos três anos, a professora de redação Patrícia Lima, comemorou o feito entre seus alunos. Hoje, em entrevista ao Cidadeverde.com, ela cita quais os possíveis temas da redação deste ano e dá dicas para os jovens que vão prestar o exame.

Segundo a professora, inúmeros assuntos podem ser cobrados na composição da proposta de redação no Enem. Mas, seguindo os eixos temáticos que norteiam o tema, alguns assuntos têm mais chances de serem abordados, são eles: 

 

- Preconceito linguístico;
- Tecnologia (fake news, nomofobia, inclusão digital);
- Saúde (obesidade infantil, doação de sangue e de órgãos, epidemias - dengue, febre amarela, sarampo-, automedicação, doenças sexualmente transmissíveis);
- Trabalho (trabalho escravo, desemprego, inclusão dos jovens no mercado de trabalho);
- Alimentação (uso de agrotóxicos, importância da merenda escolar no desenvolvimento infantil);
- Violência urbana (intervenção militar);
- Educação (bullying, ciberbullying, violência nas escolas, 20 anos da aplicação do Enem);
- Questão indígena;
- 30 anos da Constituição;
- Adoção de crianças;
- Moradia e déficit habitacional (moradores de rua);
- Mobilidade urbana e muitos outros.

 

A professora aconselha os estudantes a seguir um passo-a-passo na hora da prova: 

"O candidato deve, após a liberação da abertura do caderno de questões, buscar a proposta de redação. Deve ler os textos motivadores, marcando palavras-chave e, posteriormente, fazer um paralelo entre textos de apoio e tema. Após essa análise, é aconselhável que seja feito um mapa (uma espécie de esquema sobre o que deverá escrever). O rascunho deve, preferencialmente, ser elaborado obedecendo às regras de composição dos parágrafos e das demais exigências contidas nas competências de correção da redação no Enem. Somente após uma atenta leitura do rascunho, deve-se passar o texto para a folha definitiva. Lembre-se de que o título não é obrigatório, porém caso deseje apresentá-lo, escreva-o na linha 1", finaliza Patrícia Lima.

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais