Cidadeverde.com

“Tema complexo, atual e pertinente”, diz professora sobre Redação do Enem

Imprimir

A professora Patrícia Lima, em entrevista ao Cidadeverde.com,  fez uma análise do tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano abordou a "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". 

A professora de Redação ressalta que a abordagem é “complexa, atual e pertinente”. Muito se apostou nas “fake News” como assunto que seria abordado na prova, no entanto, o Enem 2018 foi mais abrangente na definição do tema.

“O tema da redação 2018 foi sobre a manipulação de dados na internet, para conhecer melhor o usuário da web e com isso poder usá-los para manipulá-los e disseminar , até mesmo, notícias falsas. Ao contrário do tema de 2018 que abordou a temática os desafios da formação educacional dos surdos, neste ano, o tema, é mais abrangente”, analisa a professora.

Patrícia acredita que o candidato que leu sobre o assunto, não sentiu dificuldade para dissertar sobre o tema.  Ela afirma que trabalhou a temática em sala de aula. 

Foto:Catarina Malheiros/Cidadeverde.com 

“É um tema muito atual e pertinente, já que vivemos em uma “sociedade líquida”, segundo o sociólogo Bauman, na qual ocorre o predomínio das manipulações por meio de informações fluidas, as quais, assim como a água fluem de maneira rápida. Desse modo, em uma sociedade que pouco prima pela educação, principalmente, voltada para o uso das novas tecnologias, a manipulação acarreta mudanças ainda mais significativas”, opina Patrícia.

A professora orienta que na redação o aluno pode usar como exemplo de controle de dados o "escândalo" do vazamento de informações de usuários do da rede social Facebook, ocorrido recentemente. 

“Pode-se argumentar sobre o vazamento de dados de usuários do facebook que supostamente foram vendidos para empresas a fim de que elas pudessem usar tais informações para atingir melhor o consumidor, a opinião do usuário da grande rede. A exemplo disso, na compra de bens de consumo e de, até mesmo, na escolha no pleito eleitoral. Acredito que o candidato atenta à leitura dos textos motivadores não tangenciará a proposta, pois perceberá que não deverá escrever apenas sobre “fake news”, acrescenta a professora.

Neste domingo (4) mais de 119 mil candidatos realizam a prova do Enem no Piauí. A etapa de hoje inclui provas Ciências Humanas (45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia) e Linguagens e Códigos (45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, podendo ser inglês ou espanhol, a depender do que o candidato escolheu no momento da inscrição), além da redação (um texto de prosa dissertativo-argumentativo). 

No próximo domingo (11) é a vez das provas de Ciências da Natureza (45 questões de biologia, química e física) e Matemática (45 questões).


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais