Cidadeverde.com

“Apagão” deixou 5 locais de provas do Enem sem energia por 1h em José de Freitas

Imprimir

Foto: Catarina Malheiros

Atualizada às 17h31

Balanço parcial da Operação Enem 2018, divulgado por volta das 15h30 deste domingo (4) pela Secretaria Estadual de Segurança, revela que nas primeiras horas da aplicação da prova no Piauí houve falta de energia em escolas e grávida vítima de “mal súbito”. 

De acordo com as informações do Centro de Comando e Controle da secretaria, em José de Freitas houve um “apagão” e cinco escolas que são pontos de aplicação do Enem ficaram sem energia elétrica às 14h45.

A Cepisa informou à secretaria que técnicos estiveram na subestação para regularizar o fornecimento de energia na cidade. O Cidadeverde.com tentou contato com a assessoria de imprensa da Cepisa, mas as ligações não foram atendidas. 

Por volta das 16h a secretaria estadual de Segurança confirmou que o fornecimento de energia elétrica foi reestabelecido em José de Freitas por volta das 15h52. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a interrupção no fornecimento de energia durou apenas 40 minutos e não comprometeu a aplicação do exame. 

Outras ocorrências

Em Teresina uma gestante foi teve um mal súbito no posto de aplicação da Faculdade Santo Agostinho.  A candidata foi atendida no local, encaminhada para atendimento médico e passa bem.

Já na cidade de Valença, no Sul do Estado, um candidato foi deslocado para uma sala extra devido a suspeita de ingestão de bebida alcoólica.

A secretaria estadual de Segurança considera os casos como “pequenos incidentes”. Fora estas ocorrências, a aplicação da 1º etapa do Enem segue tranquila no Piauí.

No Estado mais de 119 mil candidatos respondem à prova em  postos de aplicações espalhados em 32 municípios. 

Nota de esclarecimento

A Cepisa informa que, às 15h52, foi normalizado o fornecimento de energia elétrica no município de José de Freitas, interrompido às 14h42 deste domingo (4), durante a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 

A interrupção, que afetou 5 dos 311 locais de realização da prova em todo o Estado, foi normalizada por equipes da Distribuidora que estavam mobilizadas em cumprimento ao Plano de Contingências elaborado pela Cepisa para os dias de realização do Exame. 

Operação ENEM 2018

Em todo o Piauí, 202 eletricistas e controladores, 23 engenheiros e líderes de equipes, com o suporte de 9 caminhões e 76 equipes leves trabalham em regime de plantão, inclusive com profissionais dedicados ao acompanhamento do Exame na Secretaria de Segurança Pública, junto com os organizadores do ENEM, conferindo agilidade no atendimento a qualquer demanda.

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais