Cidadeverde.com

Vacinação contra a raiva: 1ª etapa atinge mais de 95% de cobertura

Imprimir

 Foto: Divulgação/ FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou no sábado, 03 de novembro, a primeira etapa da Campanha Urbana de Vacinação Antirrábica em Teresina, contemplando as zonas Norte e Leste. A cobertura no primeiro dia atingiu mais de 95% dos cães e gatos das duas regiões.

Segundos dados da Gerência de Zoonoses da FMS, foram vacinados 60.264 animais, sendo 45329 cães e 14935 gatos. A meta para a região era de 63.393 animais, totalizando 95,6% de cobertura. “Temos boa adesão por parte da população, que comparece todos os anos aos postos de vacinação com seus animais. Mas não podemos deixar de ficar em alerta e continuar vacinando para mantermos os bons índices”, comenta a gerente Oriana Bezerra.

A campanha da etapa urbana deste ano foi dividida em dois momentos. A próxima etapa acontece nas zonas Sul e Sudeste, no próximo sábado (10). Em seguida vem a zona Rural, que segundo Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS, está prevista para os dias 24/11 e 01/12. "A meta é imunizar mais de 140 mil animais juntando as zonas urbana e rural", esclarece Oriana Bezerra.

A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. "As vacinas dos animais são produzidas com o mesmo cuidado que a dos humanos, e não há reaproveitamento de agulhas, porque nós respeitamos tanto os animais quanto os humanos que cuidam deles", disse a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais