Cidadeverde.com

PI cumpriu 70% da meta vacinal e Saúde alerta para risco de febre amarela

Imprimir

O Ministério da Saúde está fazendo um alerta para que a população se vacine contra a febre amarela antes do início do verão, período de maior risco de transmissão da doença. No Piauí, a vacinação contra a doença cumpriu cerca de 70% da meta estabelecida pelo Ministério, que é de 95% de cobertura vacinal. O diretor de Vigilância e Atenção à Saúde do Estado do Piauí, Herlon Guimarães, pede para que as pessoas compareçam aos postos de saúde no estado.

O diretor informou em entrevista ao Jornal do Piauí que no Piauí não existe nenhuma cidade em risco, mas que quem vai viajar para áreas de risco precisa se vacinar. O público prioritário são bebês a partir de nove meses e pediu para que pais ou responsáveis não deixem de cumprir com a tabela vacinal. Ele informou que a vacina fica disponível durante todo o ano. 

“Nosso trabalho é na verdade preventivo e a gente deve chegar para a população e dizer; a meta a ser atingida é de 95% e o Piauí está com pouco mais de 70% dessa meta. Então, a gente tem sim, que chamar a atenção da população para que comecem a procurar os postos de saúde”, observou Hérlon Guimarães.

O diretor também lembrou da importância da vacina para quem vai viajar. “A gente enumera até pelo boletim do Ministério da Saúde, que quem vai para São Paulo, Minas Gerais, Bahia, que são estados que possuem o vírus circulante, que precisam se imunizar. Então, temos que ter essa preocupação e as pessoas devem tomar a vacina pelo menos com dez dias de antecedência, uma vez que o organismo só vai mostrar uma eficácia da vacina, só vai produzir anticorpos, após esse tempo”.

Segundo o Ministério da Saúde, o alerta se dá porque áreas recém-afetadas e com grande contingente populacional, como as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Minas Gerias e São Paulo, ainda possuem um quantitativo elevado de pessoas não vacinadas, ou seja, que estão sob risco de adoecer. 
Ainda segundo o MS, a doença tem alta letalidade, em torno de 40%, o que torna a situação mais grave. “Sabemos nós que o Brasil tem o vírus circulante e o próprio boletim do MS já faz esse alerta de casos de óbitos e de aparecimento da doença”, salientou. 

Desde o surto registrado em dezembro de 2017, a vacinação para febre amarela foi ampliada para 4.469 municípios. Isso se deu, a partir da inclusão de 940 cidades localizadas principalmente nas proximidades das capitais e áreas metropolitanas das regiões Sudeste e Sul do Brasil, onde houve evidência da circulação viral. A cobertura vacinal deve ser de, no mínimo, 95% da população.

Lyza Freitas
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais