Cidadeverde.com
Viver Bem

É possível ter uma refeição "off" na dieta ou mesmo um dia do "lixo"?

Imprimir

Foto: Pixabay/Imagens gratuitas

Enquanto escolher a dieta certa pra você pode ser difícil, muitas vezes o maior desafio de perda de peso é aderir a novos hábitos que melhoram sua saúde e te ajudam a alcançar o objetivo sem deixar de lado os alimentos que você gosta. A incorporação de refeições que fogem da dieta (off) ou dias de “lixo” em um plano alimentar é uma estratégia popular entre algumas pessoas. 

A teoria por trás dela é uma dieta baseada em recompensa, permitindo-se breves períodos de escape, assim você estaria mais propenso a manter sua dieta prescrita na maior parte do tempo. Como os nomes sugerem, uma refeição off é uma única a qual sai do seu padrão de dieta planejada, enquanto um dia de “lixo” permite escolhas de refeições fora da dieta durante um dia inteiro.

Não existe uma diretriz específica para quando ou com que frequência sua refeição off ou dia do “lixo” deve ocorrer. Geralmente, as pessoas incluem um escape por semana, mas isso pode mudar dependendo das metas tanto de saúde como de perda de peso.

Os defensores desse método para a perda de peso teorizam ainda mais que os períodos intermitentes de alimentos com muitas calorias fazem com que o seu ciclo hormonal produza mais leptina (hormônio da saciedade) e temporariamente impeça o desejo de comer em excesso. Infelizmente, há pouca pesquisa científica rigorosa que suporte essa teoria. 

Refeições off podem ser eficazes para alguns por reduzirem a ingestão calórica diária, contanto que você tenha cuidado para não exagerar nesses dias.

Isso poderia desencadear comportamentos alimentares pouco saudáveis, especialmente naqueles que lutam com a alimentação emocional (ex: ansiedade), vício alimentar ou transtornos alimentares como anorexia e bulimia. Incorporar outras estratégias de dieta em refeições off ou dias de “lixo” pode ajudar a manter e cumprir seus objetivos. 

Ter um plano para esses dias, incorporando práticas alimentares conscientes e incluindo alimentos que você gosta em dias de dieta são alguns exemplos.


Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir