Cidadeverde.com

Grupo de teatro da E.M. Eurípides de Aguiar ensaia peça do Chico Buarque

Imprimir

Foto: Ascom/Semdec

Ópera do Malandro é o nome do musical escrito por Chico Buarque e que está inspirando o grupo de teatro formado por alunos da Escola Municipal Eurípides de Aguiar, situada no bairro Marquês, zona Norte de Teresina. Os jovens estão ensaiando para uma apresentação de fim de ano que vai marcar os trabalhos realizados nas aulas de teatro nas escolas.

Este ano, as escolas da Prefeitura que funcionam em jornada de tempo integral incorporaram o teatro como disciplina no ensino fundamental. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu capacitações para que os profissionais atuassem em conjunto com as demais disciplinas, promovendo uma formação mais completa.

O produtor cultural e coordenador das formações com os professores, Moisés Chaves, desafiou a turma a montar com os alunos uma peça teatral para o final do ano. Cada escola escolheu sua temática a está realizando ensaios para as apresentações.

Na Escola Municipal Eurípides de Aguiar, por exemplo, o professor Ewerton Moraes conta que a escolha pelo musical do Chico Buarque é uma homenagem aos 40 anos da peça. “É a primeira vez que esse texto está sendo montado em Teresina. Fizemos toda uma pesquisa sobre a malandragem carioca e a contravenção para fazer essa nossa adaptação da obra”, explica.

Ewerton contou com a ajuda de parceiros músicos e coreógrafos para incrementar a montagem. Segundo ele, os alunos têm se dedicado ao teatro, levando esse comportamento para a sala de aula. “Estamos vendo mais companheirismo, foco e trabalho em equipe, pois eles se apoiam e querem fazer um trabalho perfeito. Eu acredito que são capazes”, declara.

O estudante Kallil Carvalho vai interpretar um dos personagens principais, o cafetão Duran. Para ele, estudar e ensaiar a peça é um mergulho no Rio de Janeiro do passado. “É muito interessante entender como era o cenário na década de 70, falando em temas polêmicos. O teatro permite isso, que a gente se solte, conheça coisas novas, viva outras realidades. Eu realmente gosto de fazer isso”, conclui.

 
Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais