Cidadeverde.com
Viver Bem

Atum tem alto nível de mercúrio: é seguro o seu consumo?

Imprimir

O atum é um peixe de água salgada consumido em todo o mundo. Ele é incrivelmente nutritivo e apresenta uma ótima fonte de proteína, ácidos graxos ômega-3 e vitaminas do complexo B. No entanto, pode conter altos níveis de mercúrio, um metal pesado tóxico.

Processos naturais como erupções vulcânicas bem como atividades industriais como a queima de carvão emitem mercúrio na atmosfera ou diretamente no oceano, quando começam a se acumular na vida marinha.

O seu consumo excessivo está ligado a problemas sérios de saúde, incluindo mau funcionamento do cérebro, ansiedade, depressão, doenças cardíacas e desenvolvimento infantil prejudicado.

O Skipjack e o atum light enlatado, que são relativamente baixos em mercúrio, podem ser consumidos como parte de uma dieta saudável. No entanto, os atuns albacora, amarelo e patudo são ricos em mercúrio e seu consumo deve ser limitado ou evitado, principalmente por bebês, crianças, grávidas, lactantes ou mulheres tentando engravidar. No entanto, eles podem se beneficiar de comer peixe com baixo teor de mercúrio.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir