Cidadeverde.com

Melhores alimentos para melhorar a circulação e o fluxo sanguíneo

Imprimir

A má circulação é um problema comum causado por várias condições como doença arterial periférica (DAP), diabetes, obesidade, tabagismo e doença de Raynaud. A redução do fluxo sanguíneo pode causar sintomas desagradáveis, como dor, cãibras musculares, dormência, problemas digestivos e frio nas mãos ou nos pés. Além daqueles com má circulação, atletas e indivíduos ativos podem querer aumentar o fluxo sanguíneo para melhorar o desempenho e a recuperação pós-exercício.

Embora os problemas circulatórios sejam frequentemente tratados com medicamentos, a ingestão de determinados alimentos também pode melhorar o fluxo sanguíneo. A capsaicina presente nas pimentas promove a melhora do fluxo para os tecidos, diminuindo a pressão arterial e estimulando a liberação de óxido nítrico e outros vasodilatadores - ou compostos que ajudam a expandir os vasos sanguíneos.

A romã rica em flavonóides antioxidantes pode melhorar esse fluxo e a oxigenação do tecido muscular, o que poderia ajudar especialmente os indivíduos ativos. Assim como as romãs, as cebolas são uma excelente fonte de antioxidantes flavonóides. A canela é um tempero que tem muitos benefícios para a saúde incluindo o aumento do fluxo sanguíneo assim como o alho, que através de seus compostos de enxofre, como a alicina promovem esse mesmo efeito e diminui a pressão arterial relaxando os vasos sangüíneos.

Peixes gordurosos como salmão e cavala são excelentes fontes de ácidos graxos ômega-3. Essas gorduras são especialmente benéficas para a circulação porque promovem a liberação de óxido nítrico. Elas também ajudam a inibir o acúmulo de plaquetas no sangue, um processo que pode levar à formação de coágulos sanguíneos

Suplementos ou suco de beterraba melhoram o fluxo de oxigênio no tecido muscular e aumentam os níveis de óxido nítrico, o que pode impulsionar o desempenho Pesquisas sugerem que um composto encontrado no açafrão, chamado curcumina, ajuda a aumentar a produção de óxido nítrico, reduzir o estresse oxidativo e diminuir a inflamação. As frutas vermelhas apresentam qualidades antioxidantes e antiinflamatórias, que podem ter um impacto positivo no fluxo sanguíneo.

Em estudos em humanos e em animais, o gengibre demonstrou reduzir a pressão alta, que afeta negativamente esse fluxo. Seguir uma dieta saudável, exercitar-se, perder peso, parar de fumar, manter-se hidratado e reduzir o estresse são formas naturais de melhorar a circulação.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais