Cidadeverde.com

OST abre programação de aniversário do Palácio da Música nesta quarta

Imprimir

Foto: Ascom Palácio da Música

Nesta quarta-feira, dia 21 de novembro, a Orquestra Sinfônica de Teresina realiza um concerto em comemoração dobrada. É a inauguração de seu piano de cauda curta dentro da programação de aniversário de sua casa, o Palácio da Música de Teresina, que em 2018, completa 09 anos de existência, às 19h30 com entrada franca.

O concerto contará com a apresentação do solistas Jânderson Alencar ao piano, David Danilin ao violino e Pedro Queiroz no violoncelo. A mais nova aquisição da Orquestra Sinfônica de Teresina, um Fritz Dobbert de ¼ de cauda, é o novo orgulho do grupo.  

Os concertos que casam piano à orquestra são comuns desde a era barroca, com vários exemplos escritos por J. S. Bach e seus contemporâneos. Já o formato tradicional começou a surgir a partir da forma sonata, durante o período do classicismo, atingindo seu auge no período romântico. Uma das características dos concertos desses períodos é a existência de uma parte da obra em que a orquestra para de tocar deixando o solista sozinho, sem pulsação regular, para que ele discorra musicalmente sobre temas apresentados anteriormente. Em algumas ocasiões, o solista executa o que foi escrito, enquanto em outras, o solista tem a liberdade do improviso.

O piano é um dos instrumentos com mais peças escritas para ele, sendo versátil, usado em diversos estilos musicais, amplamente utilizado na música ocidental, no jazz, samba, bossa nova, para a performance solo e para acompanhamento, características que o tornou um dos instrumentos musicais mais conhecidos pelo mundo.

Na quinta (22), a programação continua com outras atrações, no mesmo horário. O Palácio da Música é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) e fica localizada no cruzamento das ruas Santa Luzia e Treze de Maio, N° 1241, Centro.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais