Cidadeverde.com

Fila do endividamento ganha cem mil idosos no mês de outubro

Imprimir

Foto: ANPR / Fotos Públicas

A fila da inadimplência ganhou cem mil novos idosos em outubro, segundo pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil. Ao todo, o país tinha 5,5 milhões de consumidores entre 65 e 84 anos endividados no mês passado contra 5,4 milhões de setembro. O estudo mostra ainda que a inadimplência geral cresceu 4,22% entre setembro e outubro, subindo de 62,4 milhões para 62,8 milhões de brasileiros com o nome sujo. Segundo o órgão, o número de idosos incapazes de quitarem suas dívidas representa 32% do total.

Na avaliação do superintendente de finanças do SPC, Flávio Borges, há duas explicações para o endividado nesta faixa etária: com a crise, muitos idosos continuam no mercado de trabalho, e portanto estão mais sujeitos a contratarem crédito; e, como os aposentados têm mais facilidade em conseguir empréstimo, acabam se endividando em nome da família. "Em uma casa em que há pessoas na informalidade, desempregadas e sem renda, o CPF do aposentado é o único capaz de comprovar uma renda. A aquisição de empréstimo consignado, embora não implique endividamento, significa comprometimento da renda e maior facilidade para não conseguir quitar os compromissos."

O indicador também revela que a maior parte dos inadimplentes está concentrada entre os brasileiros com idade entre 30 e 39 anos, que somam 17,9 milhões de consumidores e representam mais da metade (52%) dos brasileiros com essa idade. Nessa faixa etária, segundo especialistas, estão os chefes de família que arcam com a maioria das contas.

Fonte: FolhaPress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais