Cidadeverde.com

Etapa rural de vacinação contra a raiva começa neste sábado em Teresina

Imprimir


Imagem: Prefeitura de Teresina

A etapa rural de vacinação contra raiva em cães e gatos inicia, neste sábado (24), nos povoados das zonas Norte e Leste. No dia 1° de dezembro é a vez dos povoados das zonas Sul e Sudeste.  A etapa urbana de vacinação contra a raiva em cães e gatos foi concluída no dia 10 de novembro. Foram vacinados 115.189 animais, ultrapassando a meta de 113.714, ou seja, 101,3% de cobertura.

“Todos os responsáveis por animais, principalmente de sítios, solicitamos que as pessoas prendam esses animais para que no momento que as equipes de vacinação passarem por essas propriedades os animais recebam a vacina, para proteção dos animais e das pessoas que convivem com eles. Principalmente se tratando de zona rural, onde também temos animais silvestres, que habitam naturalmente essas localidades”, afirma Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital.

A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

 

Da Redação
r[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais