Cidadeverde.com

Metrô terá novo VLT em 2019; atualmente transporte é subutilizado

Imprimir

O diretor da Companhia Metropolitana de Teresina, Antônio Sobral, informou que um novo veículo leve sobre trilho (VLT) deve chegar a Teresina em 2019 e assim aumentar o número de viagens realizadas atualmente. Hoje, o metrô tem capacidade para 12 mil usuários/mês, mas somente nove mil utilizam o transporte. 

Ele aponta que uma das dificuldades é que a pequena malha ferroviária, de apenas 14 quilômetros e do tempo de demora entre uma viagem e outra. "Hoje nós temos dois veículos, enquanto um funciona, o outro fica de reserva e por isso o tempo entre uma viagem e outra é grande. O outro ponto é que o que interessa no transporte é a origem e o destino, muitas vezes o usuário têm o metrô na origem mas não tem estação no destino e isso limita o número de usuários", afirmou.

Ele acredita que com a chegada do outro VLT, o transporte será mais atrativo e o número de usuários pode aumentar. Sobral garante ainda que o governo do estado já conseguiu junto ao governo federal um contrato para a modernização e ampliação da malha ferroviária. 

"O VLT é o primeiro passo, depois serão feitas licitações para modernização das linhas e em seguida a ampliação. O projeto é de aumentar em 50 quilômetros e interligar alguns pontos com o sistema rodoviário, em quatro pontos", afirmou. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais