Cidadeverde.com

Benefícios de lâmpadas solares para tratamento de depressão

Imprimir

Uma lâmpada solar, também chamada de lâmpada SAD ou caixa de terapia de luz, é uma luz especial que imita a luz natural. Essa terapia é um tratamento eficaz para o transtorno afetivo sazonal (SAD), o qual é um tipo de depressão que ocorre durante o outono e inverno, quando há menos horas de luz solar. Acredita-se que a luz de uma lâmpada solar tenha um impacto positivo na serotonina e na melatonina, pois elas ajudam a controlar seu ciclo de sono e vigília.

A serotonina também ajuda a reduzir a ansiedade e melhorar o humor. Baixos níveis dela foram associados à depressão. Sentar-se em frente a uma lâmpada solar na primeira do dia pode melhorar os sintomas de SAD dentro de alguns dias a algumas semanas.

A terapia por luz brilhante é um tratamento eficaz para certos distúrbios do sono-vigília, como jet lag e trabalho por turnos trocados que podem perturbar o ritmo circadiano do seu corpo, ou seja, o "relógio biológico" interno que ajuda você a ficar alerta durante o dia e a dormir à noite. Quando ele está perturbado, pode causar insônia e fadiga extrema, o que também pode interferir na sua capacidade de funcionar.

A exposição à luz artificial de uma lâmpada de sol durante certos períodos pode ajudar a alinhar seus ritmos circadianos e melhorar seus tempos de sono e vigília. Estudos descobriram que a terapia da luz pode ajudar a tratar distúrbios do sono relacionados à doença de Alzheimer e à demência.

É importante notar que as lâmpadas solares para bronzeamento e aquelas usadas para tratar doenças de pele não são as mesmas usadas para o SAD e as outras condições mencionadas. O tipo de lâmpada solar usada para tratar SAD não lhe dará um bronzeado ou aumentará seus níveis de vitamina D. Elas são geralmente consideradas seguras porque não emitem radiação UV.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais