Cidadeverde.com

Prejuízos do glutamato monossódico (MSG) para o cérebro humano

Imprimir

O glutamato monossódico ou MSG é o sal de sódio do ácido glutâmico, um aminoácido encontrado em seu corpo e na maioria dos alimentos. É um aditivo alimentar popular porque realça o sabor.

O ácido glutâmico funciona como um neurotransmissor excitatório no cérebro, o que significa que estimula as células nervosas para transmitir seu sinal. O MSG pode levar ao glutamato excessivo no cérebro e à estimulação excessiva das células nervosas.

Algumas pessoas podem sofrer efeitos adversos do consumo dele. Esta condição é chamada síndrome do restaurante chinês ou complexo de sintomas MSG. Os sintomas incluem dor de cabeça, rigidez muscular, dormência, formigamento, fraqueza e rubor. Enquanto alguns estudos sugerem que seu consumo pode reduzir a ingestão de calorias, outros afirmam que ele aumenta a ingestão.

Em estudos com animais, injetar altas doses dele nos cérebros de ratos e camundongos fez com que eles se tornassem obesos, no entanto mais estudos em humanos são necessários. Se você já faz uma dieta balanceada com muitos alimentos integrais e naturais, não deve se preocupar com a ingestão alta de MSG.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais