Cidadeverde.com

Ingestão de ômega-3 pode reduzir o risco de parto prematuro

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratuitas

Uma nova revisão Cochrane publicada há duas semanas descobriu que aumentar a ingestão de ômega-3 durante a gravidez reduz o risco de partos prematuros. O nascimento prematuro é a principal causa de morte de crianças menores de 5 anos em todo o mundo, sendo responsável por cerca de um milhão de mortes anualmente.

Bebês prematuros correm um risco maior de uma série de condições de longo prazo, incluindo deficiência visual, atraso no desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem. 

Enquanto a duração da maioria das gestações é entre 38 e 42 semanas, os bebês prematuros são aqueles nascidos antes da marca de 37 semanas e quanto mais cedo um bebê nasce, maior o risco de morte ou problemas de saúde.

Eles analisaram 70 estudos randomizados e descobriram que, para mulheres grávidas, aumentando a ingestão diária de ômega-3 de cadeia longa: reduz o risco de ter um bebê prematuro (menos de 37 semanas) em 11%, reduz o risco de ter um prematuro prematuro (menos de 34 semanas) em 42% reduz o risco de ter um bebê pequeno (menos de 2500g) em 10% .

Vale a pena notar que muitos suplementos atualmente no mercado não contêm a dose ideal ou tipo de ômega-3 para prevenir o nascimento prematuro. A revisão concluiu que a dose ideal era um suplemento diário contendo entre 500 e 1000 miligramas (mg) de gorduras ômega-3 contendo pelo menos 500 mg de DHA a partir das 12 semanas de gravidez.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais