Cidadeverde.com

Orquestra de Violões mantém clima natalino nos Concertos Matinais de domingo

Imprimir

Neste mês de dezembro, o clima natalino impera no Palácio da Música. E os Concertos Matinais deste domingo (09) ficam por conta da Orquestra de Violões de Teresina, que apresenta um repertório para todas as idades, às 11h da manhã, com entrada franca.

Em seu repertório, a Orquestra de Violões mescla composições eruditas e populares de vários períodos e estilos: de Stravinsky a Baden Powell, de Bach a Tom Jobim, a maioria tocadas com arranjos próprios e de compositores renomados do meio violonístico, a temas de jogos de vídeo-game como Super Mario World. Além, claro, das clássicas canções natalinas.

A Orquestra de Violões de Teresina nasceu do Projeto Violão na Escola, que consiste em oferecer gratuitamente aos alunos da rede pública de ensino, aulas de musicalização, proporcionando aos alunos a aquisição de conhecimentos de Teoria e Percepção Musical, Apreciação Musical e Prática Instrumental do instrumento. Além de fornecer a instrução musical, o Projeto contribui ainda para o desenvolvimento e formação cultural do aluno e para a melhora de seu desempenho escolar por meio da música.

O Projeto teve sua origem em 2007. Atualmente, a coordenação do projeto está a cargo do violonista e professor Ravi Annael, e a regência da Orquestra sob a responsabilidade do violonista e professor Felipe Vilarinho. De forma inédita no Nordeste, o “Violão na Escola” utiliza uma prática coletiva de ensino de violão e teoria musical, possibilitando a formação de turmas maiores, abraçando assim o maior número possível de alunos. Atua em escolas da rede pública municipal de Ensino e centros culturais como Palácio da Música, com capacidade para atender aproximadamente 400 alunos. A Orquestra de Violões de Teresina é, na realidade, uma orquestra escola formada pelos alunos que se destacam no projeto e também pelos seus professores.

O Concertos Matinais é um projeto que ocorre sempre aos domingos, com entrada franca, no Palácio da Música de Teresina. A instituição e o projeto Violão nas Escolas são mantidas pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Tem como objetivo levar apresentações musicais de qualidade à população gratuitamente. A casa fica localizada no cruzamento das ruas Santa Luzia e Treze de Maio, N° 1241, Centro, local onde funcionou o antigo Mercado do Cajueiro.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais