Cidadeverde.com

Prefeitura cobra recuperação de ruas que ficam intrafegáveis com obras da Águas de Teresina

Imprimir
  • fe560310-6f32-45e5-b44a-efb5cc37989d.jpg Divulgação
  • d3ef1da3-4657-4468-9c1b-b7aec3ab671c.jpg Divulgação
  • 057557b5-fbb9-4d8a-add5-ab3c40d2ed18.jpg Divulgação
  • 280b0bdd-eb7b-4ee6-a15f-bb961ab07ccb.jpg Divulgação
  • 15f658af-5790-445a-8e9b-eb1cc47620cd.jpg Divulgação
  • 9b847914-41cf-444b-9c11-bbd3374b9ab1.jpg Divulgação

As obras da empresa Águas de Teresina têm trazido alguns transtornos em toda a cidade. Na zona Norte, por exemplo, buracos deixados nas ruas estão causando problemas ao trânsito e ao tráfego de pedestres. Por conta disso, a Prefeitura, através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro Norte, volta a cobrar da empresa mais agilidade e qualidade nos serviços de recuperação asfáltica das vias afetadas por vazamentos ou implantações de ramais. 

Os problemas foram detectados em ruas do Parque Alvorada, Nova Brasília, Conjunto Ipase, no Aeroporto, na Vila Operária e na Rua Benjamin Constant, no Centro da cidade. Segundo o superintendente da SDU Centro Norte, Weldon Bandeira, a empresa foi notificada para que possa solucionar o mais breve possível todas as demandas.

“Apesar do termo de compromisso e licença existentes, estamos cobrando mais uma vez que a Águas de Teresina agilize seus serviços e faça a recuperação dos locais em que realiza suas obras. Em caso de não cumprimento, nós notificamos a empresa e é dado um prazo para que ela solucione o problema”, afirma Weldon Bandeira.   

De acordo com o Código de Obras e Edificações em Teresina, as obras em locais públicos devem obedecer aos seguintes critérios: colocação de placas de sinalização, manutenção dos locais limpos e organizados, remoção de todo o material remanescente das obras ou serviços, assumir a responsabilidade dos danos ocasionados aos imóveis, recomposição do local de acordo com as condições originais após conclusão dos serviços, dentre outros. 

Em março deste ano, gestores da Prefeitura de Teresina estiveram reunidos com gerentes da Águas de Teresina para pedir mais agilidade nos serviços, evitando transtornos à população. A empresa também se comprometeu a participar do Colab, aplicativo que recebe as demandas referentes a problemas encontrados em ruas e bairros da cidade.

Procurada pelo Cidadeverde.com, a Águas de Teresina emitiu nota de esclarecimentos afirmando apenas que a recomposição da pavimentação nas obras e manutenções de redes de água ou esgoto são realizadas depois que esses serviços são finalizados, obedecendo aos prazos e as condições de solo e evitando a ocorrência de rebaixamento do nível do piso.

Veja a nota na íntegra:

A Águas de Teresina informa que a recomposição do calçamento nos locais onde há obras e manutenções de redes de água ou esgoto são executadas após a finalização desses serviços obedecendo os prazos e as condições do solo, evitando a ocorrência de recalque (rebaixamento do piso). 

Nos bairros mencionados (Parque Alvorada, Nova Brasília, Conjunto Iphase e Aeroporto), a concessionária está executando na região a ampliação da rede de esgotamento sanitário, obra que garantirá um serviço essencial aos moradores elevando a qualidade de vida, melhoria das condições sanitárias e preservação do meio ambiente.
 
A concessionária entende que intervenções como essas causam desconforto momentâneo, mas são ações necessárias para garantir a evolução do saneamento básico na cidade. Até 2020, a cobertura de esgotamento sanitário passará de 19,12% para 40%. Serão construídas três estações elevatórias e implantados 400 km de rede de esgoto, com benefício direto para mais de 124 mil pessoas.

Já na Rua Benjamin Constant, Centro, a empresa executou uma extensão de rede de água para melhorar a distribuição de água tratada na região beneficiando mais de 56 imóveis. A obra teve início no domingo (2) e, devido às fortes chuvas ocorridas nos últimos dois dias, a base do pavimento foi danificada impossibilitando a recomposição asfáltica da área no mesmo dia. No entanto, as equipes já voltaram ao local para a finalização do serviço. 

A Águas de Teresina tem redobrado os esforços na execução das manutenções na rede de água, bem como nas intervenções de ampliação do sistema, a exemplo das interligações, extensões e implantação de novas adutoras.  
Equipes trabalham em regime de plantão nesses serviços estando sempre disponíveis quando solicitadas via 0800 223 2000 ou 115.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais