Cidadeverde.com

Novo presidente do TRT será empossado nesta sexta-feira(05)

Imprimir
O desembargador Manoel Edilson Cardoso será empossado nesta sexta-feira (5) na presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, para o biênio 2008-2010. A solenidade será no auditório do Tribunal de Justiça, a partir das 19h00. Autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo estarão presentes.
 


Atual vice-presidente e corregedor-regional do tribunal, Manoel Edilson será o 10º presidente do TRT do Piauí, criado e instalado em 1992. Foi eleito por unanimidade em sessão especial do Pleno, no dia 28 de novembro, com a presença de todos os demais desembargadores. O desembargador Wellington Jim Boavista será empossado como vice-presidente.

O novo presidente do TRT tem como uma de suas principais metas reduzir os prazos de tramitação dos processos na 1ª e 2ª Instâncias, para dar mais agilidade e efetividade à Justiça Trabalhista. A idéia é julgar os processos num prazo de 40 a 60 dias - hoje são, em média, 90 dias de tramitação.

Para isso, pretende implantar o programa Pauta Zero, experiência vista em outros regionais que consiste na inclusão dos processos em pauta de julgamento imediatamente após a devolução pelo relator. "O processo não pode demorar em gabinetes e nem em secretarias. Tem que ir imediatamente para a pauta e ser julgado de imediato", explica ele.

CURRÍCULO - Natural de Independência, no Ceará, Manoel Edilson Cardoso é graduado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Direito Constitucional também pela UFC. Exerceu a advocacia entre 1985 e 90, com atuação principalmente na área sindical.

Ingressou na magistratura em 1990, através de concurso público para juiz do trabalho substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, no Maranhão. Com a instalação do TRT da 22ª Região, em 1992, optou por vir trabalhar no Piauí.

Presidiu as Juntas de Conciliação e Julgamento (atuais varas do trabalho) de São Raimundo Nonato e de Parnaíba, e foi titular da 1ª Vara do Trabalho de Teresina, além de juiz-diretor do Fórum Osmundo Pontes. Em 2002, foi promovido a desembargador do TRT, que agora passará a presidir.

É professor de direito de graduação e pós-graduação em Teresina. Tem extensa atuação associativa na magistratura. Foi presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 22ª Região (Amatra XXII), em duas ocasiões (1993-1995 e 1997-1999), e diretor da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) de 2003 a 2004.
 

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: