Cidadeverde.com

Firmino Filho lamenta morte de mulher e critica construções sem planejamento

Imprimir


Prefeito Firmino Filho (Foto: Roberta Aline)

O prefeito Firmino Filho  (PSDB) lamentou a morte de mulher identificada como Carla Daniela Moraes Rodrigues,  de 32 anos, após ser arrastada pela correnteza da chuva no residencial Torquato Neto, zona Sul de Teresina. Segundo Firmino Filho, a culpa é da construção dos residenciais que não levaram em consideração o curso das águas no local.

Firmino diz que as construções dos conjuntos habitacionais criaram vários problemas de drenagem na capital. Ele responsabiliza os projetos.

O prefeito diz que já acionou a Justiça para a Caixa e as construtoras dividirem a responsabilidade para a construção da galeria no local.

"Lamentamos  o incidente no Torquato Neto, mas é importante entender o contexto. Ao longo do tempo foram construídos vários conjuntos do Minha Casa Minha Vida, com recursos da Caixa Econômica. Esses conjuntos não respeitaram o curso das águas e criaram um problema gravíssimo de drenagem no curso das águas. Do nada nós criamos um grave problema de drenagem no Torquato Neto. Hoje é mais grave que na própria zona Leste. Mas foi artificialmente criados no Torquato Neto. Já estamos na Justiça para dividir as responsabilidades", disse.

O Ministro das Cidades já liberou recursos para a obra. A construção da galeria deve ter início em 2019 depois do período chuvoso.

"Procuramos os parceiros do processo como a Caixa Econômica, os empreiteiros e operadores para os custos. Não conseguimos êxito. O que conseguimos  foi recursos no Ministério das Cidades  para fazer o projeto da galeria. Só a drenagem custa 370 milhões. Só a galeria central na rua mais castigada custa 79 milhões. Está galeria está licitada", afirmou.

Firmino diz que foi várias vezes a Brasília em busca de recursos. 

"Nosso desejo é  que depois do período chuvoso a obra possa ser iniciada. É um problema grande e lamentável. Somos solidários a população. É preciso entender o contexto e ser solidário a todos. É uma galeria grande de dimensões. Fomos diversas vezes a Brasília em busca de recursos. Essa discussão é  grande. Faz parte das nossas prioridade. Vai levar tempo para a execução", disse.

 

Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais