Cidadeverde.com

Como o café pode prevenir Alzheimer e Parkinson

Imprimir


Imagem: Pixabay

De acordo com um novo estudo, o consumo de café pode ter um efeito neuroprotetor, reduzindo o risco de uma pessoa desenvolver o mal de Alzheimer, bem como a doença de Parkinson.

Especificamente, ele analisou como diferentes compostos em três diferentes tipos de extrato de café – levemente torrado, torrado escuro e descafeinado torrado - afetaram a reunião de três compostos no cérebro. Esses compostos são amilóide-beta e amilóide-tau, aminoácidos que aparecem em concentrações mais altas em pessoas com doença de Alzheimer, assim como alfa-sinucleína, uma proteína ligada ao desenvolvimento da doença de Parkinson.

Os pesquisadores descobriram que um grupo de compostos chamados fenilindanos no café teve um efeito significativo na prevenção da aglomeração dos dois amilóides no laboratório.


Estes aglomerados de amilóide, muitas vezes referidos como placas, são geralmente considerados um indicador chave e talvez uma causa da doença de Alzheimer Os extratos de café torrado escuro tiveram melhor desempenho contra a formação de placas, tanto na forma cafeinada como descafeinada, embora todos os três extratos tivessem algum benefício. Um dos aspectos mais significativos da pesquisa é que a presença de cafeína não parece influenciar a eficácia do café na inibição da formação de placas amilóides.

Referência

Mancini, R. S. ET al. Phenylindanes in Brewed Coffee Inhibit Amyloid-Beta and Tau Aggregation, Front. Neurosci., 12 October 2018.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais