Cidadeverde.com

Como reaquecer seguramente as sobras de alimentos

Imprimir

Reaquecer as sobras não só economiza tempo e dinheiro, mas reduz o desperdício. É uma prática essencial se você preparar alimentos a granel. No entanto, se reaquecido indevidamente, as sobras podem causar intoxicação alimentar - o que pode comprometer a sua saúde. Certifique-se de que suas sobras são resfriadas rapidamente, refrigeradas e ingeridas em poucos dias ou congeladas por vários meses.

Eles devem ser reaquecidos completamente - embora não sejam reaquecidos ou congelados mais de uma vez. Se você tiver tempo, a melhor maneira de reaquecer bife para sabor e textura é no forno. No entanto, microondas no molho ou caldo é mais rápido e ainda pode mantê-lo úmido. Você também pode cozinhá-lo em uma panela - com ou sem um saco plástico que possa ser fechado novamente.

Frango e certas carnes vermelhas são melhor reaquecidas com o mesmo equipamento em que foram cozidas. Enquanto o forno retém mais umidade, o microondas é mais rápido. A frigideira também é uma opção relativamente rápida.

O peixe reaquece melhor no forno, especialmente se for empanado ou batido. Peixe sauté, grelhado e assado reaquece bem em uma panela. O microwaving, por outro lado, é rápido - mas torna o peixe empanado ou maltratado encharcado.

O arroz deve ser resfriado rapidamente depois de cozido e refrigerado, não mais do que alguns dias antes do reaquecimento. Embora a melhor maneira de reaquecer o arroz seja no microondas, o forno ou o fogão também são boas opções.

Caçarolas e pratos de um pote são fáceis de fazer e reaquecer. Enquanto o forno de microondas é rápido e conveniente, o forno funciona melhor para caçarolas e panelas para legumes salteados ou salteados.

Todos os métodos de reaquecimento resultam em alguma perda de nutrientes. No entanto, tempos de cocção rápidos e exposição reduzida a líquidos significa que o forno de microondas é o melhor método para a retenção de nutrientes.


Fonte: Estadão Conteúdo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais