Cidadeverde.com

Mais Médicos: 98 profissionais ainda não se apresentaram no Piauí

Imprimir

Na atualização de dados do programa Mais Médicos, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Piauí registra 98 profissionais que ainda não se apresentarem aos municípios. Os dados referem-se à última sexta-feira (7), e apontam também que 55 médicos já iniciaram as atividades. 

Com a saída dos médicos cubanos, foram abertas 199 vagas no Piauí para o programa. Após 100% das vagas preenchidas pelo edital do Ministério da Saúde, os profissionais têm até o dia 14 de dezembro para o início dos trabalhos nos municípios. No entanto, apenas um quarto deles (55) se apresentou e já começou a trabalhar; e 38 validaram suas inscrições, ou seja, apresentaram a documentação, mas não compareceram ao local de trabalho.

Segundo Idvani Braga, coordenadora estadual do programa, todos os médicos cubanos cooperados já saíram do estado e “os municípios continuam com muitas dificuldades, principalmente aqueles onde só existiam médicos cooperados. Ainda temos um número muito alto de vagas, são 98 profissionais que ainda não compareceram aos municípios, não assumiram as vagas para qual se inscreveram”. Ela enfatiza que, quem não se apresentar no prazo, está automaticamente excluido do programa.

Por conta disso, a coordenadora faz um apelo para que o profissional manifeste aos municípios se vai ou não assumir a vaga, pela qual se inscreveu. “Se inscreveu, não compareceu, não validou, se ele não tem interesse, que entre em contato com a gestão municipal. O tempo que ele tem, até o dia 14, é também o tempo para ele desistir, oficializar a desistência, para que a vaga volte para o sistema e outro profissional possa se inscrever. Estamos no período crítico, onde o usuário precisa da assistência, trocar receita, de um atendimento que tinha com regularidade, e que hoje está prejudicado”, afirma Idvani. 

Cronograma de inscrição do Programa Mais Médicos:

Dia 7, às 23h59 - Finalização da inscrição de profissionais com registro no Brasil, o CRM;
Dias 11 a 14 – Profissionais formados no exterior entrarão no sistema e encaminharão documentação para validação da inscrição;
Dia 14 – Último dia para os profissionais com registro no país inscritos no primeiro edital se apresentarem nos municípios;
Dia 17– Será feito um balanço das vagas disponíveis, o que soma as desistências e as aquelas que não tiveram procura;
Dia 18 e 19 – Os profissionais com registro no país terão nova oportunidade para se inscrever no programa e escolher os municípios disponíveis;
Dias 20 a 22 – Os médicos brasileiros formados no exterior e sem registro no país que tenham a inscrição previamente validada poderão escolher os municípios remanescentes.

Fonte: Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais